Apresentado em setembro passado no Salão de Frankfurt, o novo Kia Sportage será lançado no Brasil em junho (que, por sinal, começa amanhã). O primeiro lote do SUV sul-coreano já está disponível para encomendas em algumas concessionárias, que trabalham com o valor inicial de R$ 125 mil. Na tabela, o modelo antigo tem preços entre R$ 103.900 e R$ 122.900.
O preço inicial é para a versão LX. Acima dele ainda existe o EX, negociado por R$ 145 mil. A despeito do design arrojado, com faróis afastados da grade, canhões de LEDs substituindo os faróis de neblina e lanternas traseiras triangulares interligadas por friso cromado, o motor é o mesmo 2.0 16v Flex da linhagem atual, com 169/178 cv e 20,4/21,8 kgfm, comandado pelo câmbio automático sequencial de seis marchas. Lá fora ainda existe a versão GT com motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta) com 177cv e 27kgfm de torque entre 1.500-4.500rpm, e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Agora o Kia Sportage tem 4,48m de comprimento, 4cm a mais que o antigo. A distância entreeixos aumentou 3cm, para 2,67m enquanto a largura e altura foram mantidos em 1,63m e 1.85m, respectivamente. Mas o perfil mais dinâmico ajudou a melhorar a aerodinâmica, com coeficiente de arrasto reduzido de 0,35 para 0,33 Cd. E o porta-malas passou de 465 litros para 503 litros.