Desde o lançamento do Citroën DS, em 1955, o grande apelo dos carros mais caros da Citroën era a suspensão hidropneumática, que garantia conforto de rodagem sem precedentes. Mas o tempo passou, vieram as suspensões adaptativas (menos complicadas) e a Citroën optou por abandonar sua suspensão sofisticada, que hoje permanece apenas no C5. Mesmo assim, a francesa foi de um novo conjunto de suspensão mais barato e, ainda assim, tão confortável quanto um tapete voador. E encontrou!
O protótipo que apresenta a nova suspensão é chamado Citroën Advanced Comfort e usa o C4 Cactus como base. A suspensão demonstrada é, basicamente, a mesma que querem levar para as linhas de produção. Passa longe da complexidade do sistema hidropneumático: complexo é o amortecedor, que dentro de si tem câmaras interconectadas e independentes, de forma que cria-se um amortecedor adaptativo sem qualquer eletrônica ou mecanismo hidráulico ou pneumático complexo. É apenas uma peça sofisticada que, teoricamente, poderia ser perfeitamente instalada em qualquer carro.
A preocupação com a complexidade tem motivos. O sistema hidropneumático Hydroactive funcionava com uma bomba hidráulica para pressurização do óleo do conjunto, junto de diversos sensores e esferas pneumáticas preenchidas com nitrogênio, com a possibilidade de ajuste da altura da mesma eletronicamente. Na Advanced Comfort, as duas câmaras hidráulicas independentes atuam cada uma com sua função, posicionadas em uma extremidade do amortecedor. Enquanto a câmara de baixo lida com as irregularidades da pista sem transmitir as vibrações para o resto do veículo, a câmara superior reage com grandes forças, como passar por quebra-molas e buracos.
De acordo com a Citroën, este novo amortecedor melhora drasticamente o conforto de rodagem do veículo e oferece a sensação de conduzir o carro sempre no plano, mas sem prejuízos para a dinâmica geral. Claro que alguns solavancos da carroceria seriam transferidos para o chassi, mas a empresa utiliza uma nova técnica de montagem da estrutura que combina adesivo e solda, resultando num aumento da rigidez estrutural na ordem dos 20%.
A fabricante francesa tem mais de 30 patentes registradas por trás do Citroën Advanced Comfort e assegura que o sistema foi criado para ser adotado em toda sua gama de modelos, desde o C3 (que está prestes de ganhar uma nova geração) até os sofisticados DS 4 e DS 5. A estreia pode acontecer já em 2017.