Os tempos são difíceis para os amantes de câmbio manual. Entre os esportivos, as opções são cada vez mais escassas. O último golpe veio da Ferrari. Durante o Salão de Paris, o chefe de tecnologia da fabricante foi questionado sobre a utilização da transmissão manual em algum carro e a resposta não foi animadora.
A entrevista foi feita pelo site australiano Motoring e a resposta dada por Michael Hugo Leiters foi : “tecnicamente falando, não”. Segundo ele, a Ferrari é o estado da arte em design, desempenho e tecnologia. Não há transmissão manual que consiga superar a performance do câmbio de dupla embreagem.
O último carro vendido com opção de câmbio manual foram algumas das primeiras unidades da Ferrari California, exclusivamente por encomenda. Segundo Michael, entre três e cinco unidades foram feitas. Antes disso, a 599 teve a opção de câmbio manual. Poucas unidades foram equipadas com ele. O resultado é uma alta valorização no mercado de usados. Recentemente, uma 599 GTB com transmissão manual foi vendida por 700 mil dólares.
O motivo da pergunta foi o Porsche 911R, portador de motor aspirado de 500 cv, câmbio manual e um ronco sensacional, que pode ser apreciado no vídeo acima. Trata-se de uma versão voltada aos puristas. A Ferrari pode fazer algo semelhante, mas só quando o máximo desempenho deixar de ser a prioridade.
Fonte | Motoring