Faz algum tempo que a Mitsubishi prova com suas decisões que seu futuro está em crossovers, utilitários e em veículos elétricos e híbridos. Em evento realizado nos Estados Unidos na última semana, Don Swearingen, diretor das operações da Mitsubishi nos Estados Unidos, disse que a produção do Lancer será encerrada em agosto próximo.
As informações são do Autoblog, que explica que Swearingen não especificou se esta decisão se limita à fabrica de Mizushima, no Japão – e que abastece os Estados Unidos – ou se também afetará outras linhas. O sedã é produzido no Brasil, em Catalão (GO) – onde a fabricante anunciou a continuidade do modelo – e ainda na Tailândia, em Taiwan e na China, onde está em vias de receber uma reestilização.
O que é fato é que o Lancer não receberá uma nova geração. O modelo encontra-se em sua quinta geração, lançada em 2007, e para a fabricante japonesa não seria rentável desenvolver um novo Lancer. Hoje, para a Mitsubishi, a rentabilidade está nos crossovers. Tanto que o substituto do Lancer Evolution, descontinuado em meados de 2016, será um crossover com powertrain híbrido.