Apresentada em outubro, a segunda geração do Mini Countryman já tem a versão desportiva John Cooper Works prontinha. Nele, o motor 2.0 twinturbo rende mais do que 192 cv: são os mesmos 231 cv e 35,7 kgfm (1.450 rpm) dos demais JCW. E não faltam equipamentos que reforçam a esportividade da versão.
Além da suspensão mais firme, o Contryman JCW tem freios Brembo com quatro pistões e seletor de modos de condução que atua nas respostas do acelerador, no peso da direção e, caso o dono opte pelos amortecedores magnéticos, também muda as respostas da suspensão.
Outra vantagem do JCW é o sistema de tração integral All4, que garante a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e a velocidade máxima de 233 km/h. Para efeito de comparação, o Clubman JCW, que tem tração dianteira, chega aos 100 km/h em 6,3 segundos, mas sua máxima é de 237 km/h.
Por fora, o SUV esportivo com jeito de crossover tem de série rodas de 18 polegadas (com opção de 19″), para-choques diferentes e kit aerodinâmico. Por dentro, as forrações são pretas
e há bancos e volante esportivos. Como opcional, há sistema de frenagem autônoma, farol alto automático e controle de cruseiro adaptativo.