A Fiat está lançando no Brasil o Argo, seu novo hatch premium. Será o responsável por substituir, de uma só vez, as versões mais caras do Palio e o Punto, mas pode interessar os órfãos do Bravo. O modelo chega com sete versões combinando três motores e três tipos de câmbio: manual, GSR e automático de seis marchas. Os preços serão divulgados logo mais.
O design é o cartão de visitas do modelo. O ponto de partida para as linhas do Fiat Argo foi a nova geração do Tipo, à venda na Europa. Mas o abrasileiraram: há toques de esportividade nos para-choques do carro nacional e formas pensadas para dar volume, enquanto lanternas traseiras são mais ousadas e conjunto de grade e faróis têm formas que remetem ao Mobi. A propósito, os faróis que invadem a lateral são bi-parábola, com LEDs diurnos nas versões mais caras.
No interior, refinamento nunca antes visto em um Fiat compacto no Brasil. O painel é emborrachado, como era no Bravo, e tem linhas interessantes. A tela da central multimídia de 7 polegadas fica em destaque no topo do painel e logo abaixo estão as três saídas de ar redondas. A inspiração no interior dos Mercedes-Benz é clara. Abaixo estão botões de sistemas como start&stop e controles de estabilidade. É interessante observar que o painel se integra às portas e que as maçanetas têm formato incomum. O volante encorpado é inédito.
O console central muda de acordo com o câmbio, mas sempre tem USB e entrada auxiliar em destaque, com tomada 12V próxima da alavanca do freio de estacionamento. Passageiros do banco de trás têm porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB com transferência de dados para o rádio.
Em matéria de segurança, o Fiat Argo tem Isofix, repetidores de pisca laterais nos retrovisores, monitor de pressão dos pneus e oferece airbags laterais dianteiros (que era opcional no Palio há muitos anos, convém lembrar). Dependendo da versão, também pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração, e hill-holder.
Outros equipamentos oferecidos são: central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, comandos no volante, partida sem chave, ar-condicionado automático digital, retrovisores rebatíveis e retrovisor fotocromático.
Perfil técnico
O Fiat Argo tem plataforma nova, chamada MC1 e que promete ser 7% mais rígida que a do Punto –não é muito se você considerar que a comparação é com um projeto de 10 anos atrás. Ele 4 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,5 m de altura e 2,52 m de entre eixos. O porta malas tem capacidade de 300 litros. Já o peso, varia entre os 1.105 kg da versão Drive 1.0 e os 1.279 kg do HGT 1.8 automático. Não é leve…
A versão de entrada, Drive 1.0, recebeu o motor FireFly 1.0 de três cilindros, que gera até 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol. Seu motor é sempre o manual de cinco marchas. Esta versão também pode receber o motor Firefly 1.3 de quatro cilindros com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm, que por sua vez pode ser combinado com o câmbio automatizado GSR, de cinco marchas.
As versões Precision e HGT usam o conhecido motor E.torQ 1.8, aqui na versão batizada de Evo VIS, com coletor variável e variador de fase no comando de válvulas. Gera 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm com etanol. Ele está disponível com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis, mesmo conjunto do Jeep Renegade.
Há uma pequena diferença no câmbio automático do Argo, o Neutral Function. Este recurso desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, evitando a sensação de que o sistema está forçando os freios e reduzindo o consumo. É curioso, pois todas as versões do Argo têm start&stop, que desliga o motor em paradas, de série. com transmissão manual de cinco marchas. No pacote de itens de série, destaque para direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Versões e equipamentos
No lançamento, o Fiat Argo estará disponível em sete versões. Todas elas com com garantia de três anos e revisões com preços fixos a cada 10.000 km. São elas:
Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 46.800
Versão de entrada, tem de série direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
Fiat Argo Drive 1.3 – R$ 53.900
Adiciona ao pacote da versão 1.0 sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (e de série a partir desta versão), volante com comandos do rádio e telefone e 2ª porta USB traseira.
Fiat Argo Drive 1.3 GSR – R$ 58.900
Além do câmbio automatizado, recebe Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder, que evita que o carro se mova em breves paradas com inclinação. Frente ao Drive 1.5 manual, ainda recebe ambient lights, que deixa o interno do veículo ainda mais requintado, paddle shifts, piloto automático, apóia braço para o motorista, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down.
Fiat Argo Precision 1.8 – R$ 61.800
Esta versão conta com motor E.torQ 1.8 Evo VIS, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque (maiores valores para a categoria), acoplado a transmissão manual de cinco marchas. Na lista de itens de série, vale mencionar o sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bi-partido 60/40.
Fiat Argo Precision 1.8 AT6 – R$ 67.800
A versão acrescenta o refinado câmbio automático de seis marchas, com possibilidade de trocas por paddle shifts junto ao volante. Para aprimorar a experiência e o conforto, ela inclui controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.
Fiat Argo HGT 1.8 – R$ 64.600
A versão esportiva, ganha display colorido de 7 polegadas de alta definição no quadro de instrumentos, grade dianteira inferior com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16″ e calibração de suspensão esportiva. Por dentro também há detalhes exclusivos, como o revestimento vermelho na parte central do painel.
Fiat Argo HGT 1.8 AT6 – R$ 70.600
A exemplo das demais versões equipadas com câmbio automático, tem paddle shifts junto ao volante e apoio de braço para o motorista.
Fiat Argo HGT Opening Edition Mopar
Baseada na versão HGT 1.8 AT6, essa série limitada a 1000 unidades tem conjunto de acessórios Mopar. Disponível apenas na cor azul Portofino, tem teto e retrovisores externos pintados de preto, e aerofólio na tampa traseira, também na cor preta. Entre os acessórios, rodas de alumínio escurecidas (aro 16), protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de alta performance com 60W e o badge “Mopar” nas colunas traseiras. As três primeiras revisões são gratuitas.
Ficha técnica – Fiat Argo Drive 1.3
Motor dianteiro, flex, quatro cilindros, 16V, 1.332 cm³, comando de válvulas com variador de fase; Potência 101 cv (gasolina) e 109 cv (álcool) a 6.000/ 6.250 rpm; Torque 13,7 kgfm (gasolina) e 14,2 kgfm (álcool) a 3.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira ; Pneus 175/65 R14
Dimensões: 4 m; Largura 1,72 m; Altura 1,50 m; Entre-eixos 2,52 m; Porta -malas 300 l; Peso 1.140 kg.
Aceleração de zero a 100 km/h: 10,8 segundos com etanol
Velocidade máxima: 184 km/h com etanol
Origem: Betim, Minas Gerais