Honda Civic Si confirmado para o Brasil em 2018

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Para quem acha o novo Civic ainda com desempenho pacato, a redenção do médio da Honda está próxima. A marca japonesa confirmou a importação da versão Si do modelo para 2018. E, para delírio dos mais exigentes, o carro vem na configuração cupê duas portas! Mas também não escapou de um sopro gourmetizador.

A porção Nutella desse Civic Si fica no motor turbo 1.5 com injeção direta. O anterior era mais raiz nesse quesito, com um 2.4 aspirado que girava bem alto: 206 cv a 7.000 rpm. Na nova geração, são 208 cv a 5.700 rpm, mas a Honda garante que boa parte dessa potência já está disponível nas 1.300 rpm. Com a turbina com 20.3 PSI, o torque de 26,5 kgfm surge em 2.300 rpm e se mantém até as 5.000 rpm.

O lampejo gourmet fica aí. O Civic Si mantém a caixa manual de seis marchas e tração dianteira. Há mais trato esportivo na suspensão independente – multibraço na traseira –, com componentes mais rígidos (principalmente molas e barras estabilizadoras) e amortecedores adaptativos, além de diferencial com escorregamento limitado. Os freios de alta performance usam discos com 312 mm de diâmetro. Já os pneus largos e de perfil baixo têm 235 mm e aros de 18 polegadas.

Segundo a Honda, o Civic Si melhorou a rigidez da carroceria e a precisão da direção, com assistência elétrica variável. Além disso, o cupê está mais leve: 1.310 kg, 49 kg a menos que a geração anterior. A pegada mais arisca fica clara na distribuição desse peso, com 61.4% no eixo da frente e 38.6%, no de trás.

O desenho deixa o Civic atual bem instigante. A dianteira recebe tomadas de ar e friso frontal preto. Atrás, o escapamento central cromado e aerofólio. Na cabine, quadro de instrumentos com coloração vermelha e bancos esportivos com o “Si” devidamente bordado. O alumínio é usado sem culpa na alavanca do câmbio e nas pedaleiras.

Controles eletrônicos de estabilidade e tração, seis air bags, câmera traseira com diferentes ânggulos e o Agile Handling Assist, que auxilia nas manobras ao calcular a vetorização do torque nas curvas, estão entre os itens de segurança. O Civic Si também usa o Honda LaneWatch, sistema de câmera que funciona como sensor de ponto cego, já presente no Accord e no CR-V – ao acionar a seta para a direita, o equipamento capta as imagens de carros e motor que escapariam ao retrovisor.

O sistema multimídia de com tela de 7″ sensível ao toque é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O conjunto inclui som de 450 watts de potência, com 10 alto-falantes e subwoofer. Ainda não há previsão de preço para o Civic Si no Brasil.

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