A Seat, subsidiária espanhola do Grupo Volkswagen, lançou a nova geração do Leon, uma espécie de Golf da Península Ibérica.
Segundo a Seat, foram investidos 1,1 bilhão de euros para criar o modelo “mais seguro” já feito pela empresa, além de ser o primeiro veículo da marca totalmente conectado. Ele também traz importantes inovações, tanto em design, como em tecnologia, em relação ao antecessor.
Um dos destaques é a variedade de motorizações. Estão disponíveis versões a gasolina, diesel e gás natural comprimido, além de variantes com propulsão híbrida plug-in e híbrida leve.
Na carroceria, apesar de compartilhar plataforma com o Golf, não há quaisquer pontos de contato entre os dois hatches médios. O visual do Leon é um pouco mais agressivo, com a grade destacada e faróis pontiagudos. A traseira traz lanternas interligadas por uma barra.
Entre os recursos de segurança, há controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, frenagem automática de emergência e reconhecimento de placas de trânsito.
Maior e mais conectado
No interior, o Leon oferece central multimídia de (8,25 ou 10 polegadas) com espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay – este último, sem a necessidade de se conectar via cabo. Também há internet a bordo, que irá permitir, no futuro, que o motorista acesse informações do veículo a distância.
A quarta geração do Leon estará disponível nas carrocerias hatch e perua.
Considerando o modelo de 5 portas, o comprimento é de 4,37 m (8,6 cm a mais do que a versão anterior), 1,80 de largura (1,6 cm a menos), 1,46 m de altura (3 cm a menos) e 2,69 m de entre-eixos, ou 5 cm extras, também na comparação com a terceira geração.
A perua é 27 cm mais comprida e 2 cm mais baixa, mas preserva entre-eixos e largura. Só que o porta-malas, de 617 l, é muito maior do que no hatch, que pode carregar 380 l.
Motores para todosos gostos
Para empurrar o Leon, a Seat vai oferecer 11 opções de motorização. São 5 a gasolina, 2 a diesel, 1 híbrido com gás comprimido, 2 híbridos leve e 1 híbrido plug-in. Veja abaixo:
Gasolina
- 1.0 – 90 cv
- 1.0 – 110 cv
- 1.5 – 130 cv
- 1.5 – 150 cv
- 2.0 – 190 cv
Diesel
- 2.0 – 115 cv
- 2.0 – 150 cv
Gás Natural Comprimido
- 1.5 – 130 cv
Híbrido leve
- 1.0 gasolina – 110 cv
- 1.5 gasolina – 150 cv
Híbrido plug-in
- 1.4 gasolina + elétrico – 204 cv
Leva o país no nome
Como curiosidade, todas as gerações foram desenvolvidas e produzidas na região de Barcelona. O Leon também é um dos 14 modelos criados pela Seat para homenagear cidades espanholas.
Além de Leon, são ou foram modelos da Seat: Ronda, Ibiza, Málaga, Marbella, Toledo, Inca, Alhambra, Córdoba, Arosa, Altea, Ateca, Arona y Tarraco.
O Leon também é o veículo mais vendido da Espanha, e um dos mais importantes da história da Seat. A nova geração chega às lojas europeias no segundo trimestre do ano.