A Peugeot finalmente revelou imagens e informações de sua aguardada picape média. A Landtrek é resultado de uma parceria realizada com a Changan, que já vende a Kaicheng F70 em seu país natal.
Foi a picape chinesa, aliás, que serviu de base no projeto. E aparentemente não foi a única inspiração: o CEO da Peugeot, Jean-Phillippe Imparato, já havia admitido que a Toyota Hilux era a referência a ser seguida.
Se você gostou da Landtrek vai precisar esperar mais um pouco, já que a picape chega ao mercado brasileiro apenas em 2021.
Grandalhona
Os franceses não querem lançar uma picape apenas para os donos de SUVs que adoram passar aperto nos estacionamentos das grandes cidades. É por isso que a Landtrek terá versões voltadas para o trabalho. Nelas, a capacidade de carga de 1 tonelada chega a 1,2 tonelada.
Haverá versões cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla. Porte para assustar as rivais ela tem: são 5,33 metros de comprimento na versão de cabine dupla e 5,39 m na cabine simples, ambas com 1,92 m de largura.
A altura livre do solo é de 23,5 cm, enquanto os ângulos de ataque e saída são de 29° e 27°, respectivamente – chegando a 30° e 26° na versão de cabine simples. A tração é 4×4 com reduzida e há diferencial traseiro blocante.
Espelho, espelho meu…
A gente imaginava que a Landtrek teria mais personalidade, mas não foi bem o que aconteceu. Muitos detalhes de design são parecidos (ou até idênticos) com a Kaicheng F70. Na frente, apenas grade e faróis são exclusivos. Atrás, até as lanternas são as mesmas da picape chinesa.
As semelhanças continuam do lado de dentro. Apenas manopla de câmbio e o logotipo no centro do volante são diferentes.
Se serve de consolo, a picape da Peugeot será bem equipada: dependendo da versão, ela pode vir com 6 airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, controles de estabilidade e de tração, controle de velocidade em descidas, alerta de permanência em faixa, faróis e lanternas em LED e sistema de câmeras multivisão.
Em alguns mercados a Peugeot promete duas motorizações: 2.4 turbo de 210 cv e 32,6 kgfm abastecido com gasolina e 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm. São duas opções de transmissão: manual e automática, sempre com seis marchas.
Ainda não há definição de motores para a América do Sul, onde a picape chegará em 2021. Antes disso, ela chega ao México. A Landtrek também será vendida em alguns mercados da Ásia e África.