Ela é uma evolução da atual 1000, e tem motor de 102 cavalos
A nova Honda Africa Twin 1100 teve sua patente registrada no Brasil essa semana. Inclusive, a evolução da atual 1000, é aguardada para o mercado brasileiro ainda em 2020.
O desenho da versão base e da top de linha Adventure Sports foram publicados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).
Mesmo que a essência da nova geração tenha muito do modelo anterior, a Africa Twin 1100 é uma moto completamente nova.
- Notícias de motos? É aqui no Primeira Marcha
- Honda lança novas CB 650R e CBR 650R; preços partem de R$ 37.900
Seu motor de 2 cilindros passou a 1.084 cc e chega a 102 cavalos, em dados divulgados na Europa – antes, tinha 95 cavalos. O torque também aumentou, passando de 10 kgfm para 10,7 kgfm.
O bicilíndrico ganhou componentes de alumínio e reduções de peso na transmissão. Com as mudanças, o conjunto câmbio-motor ficou 2,5 kg mais leve, na versão manual, e 2,2 kg mais leve, na opção com câmbio automático de dupla embreagem (DCT).
Além disso, a moto também “emagreceu” no geral, ficando 5 kg mais leve, para um total de 226 kg de peso. Apesar de a patente ser um indício que o modelo possa ser vendido no Brasil, ainda não há nada confirmado pela marca. Esse registro é feito apenas para resguardar os direitos intelectuais para a fabricante.
Mais tecnológica e com ‘painelzão’
Ainda que a Africa Twin 1100 seja feita para encarar asfalto e também terra, a moto não deixa de lado a parte tecnológica, pelo contrário. A nova geração está ainda mais avançada em equipamentos eletrônicos.
O modelo ganhou a evolução do seu câmbio de dupla embreagem (DCT), nova geração de freios ABS com atuação em curvas, controle de tração atualizado e novo painel.
O dispositivo se tornou uma verdadeira central multimídia e tem conexão conectividade com CarPlay da Apple. Ele é dividido em duas partes: a de cima, de 6,5 polegadas, que é sensível ao toque onde é possível visualizar mapa de navegação, enquanto a outra, menor, em baixo, com as informações primordiais.