A gente ficou em pânico quando surgiram os primeiros flagras do novo BMW Série 4. Será que o cupê realmente teria uma grade tão grande? A resposta é sim. E a surpresa é que não ficou (tão) ruim assim.
Como informa o portal “UOL”, o Série 4 será lançado na Europa apenas em outubro e deve chegar ao Brasil em 2021. Até lá você terá tempo para se acostumar com o estilo ousado da dianteira.
É verdade que a grade frontal não é tão grande como a do Série 7, por exemplo. E provavelmente por isso é que o resultado não ficou ruim. Os belos faróis com refletores duplos, outra característica dos carros da BMW há décadas, também chamam atenção.
Cardápio vasto
Inicialmente serão oferecidas cinco versões. A primeira é a 420i, que traz um motor 2.0 de quatro cilindros com 186 cv e torque máximo de 30,6 kgfm. Dados da fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
Depois surge a 430i, que possui a mesma motorização, mas com 261 cv e torque máximo de 40,8 kgfm. São necessários 5,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima é de 250 km/h.
A versão topo de gama é a M440i xDrive, movida por um 3.0 de seis cilindros em linha com sistema híbrido leve de 48 volts. São 379 cv e o torque máximo é de 50,9 kgfm. O cupê vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h
As outras duas configurações são abastecidas a diesel. A 420d tem um motor 2.0 a diesel com sistema híbrido leve de 48 volts, que entrega 192 cv e torque máximo de 40,8 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,1 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h.
A partir de março a BMW venderá as versões 430d xDrive (289 cv e 66,2 kgfm) e M440d xDrive (345 cv e 71,4 kgfm).
Bem completo
Dependendo da versão, o Série 4 pode vir com ar-condicionado digital com três zonas de temperatura, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, luzes ambientes com iluminação de boas-vindas e sistema de climatização com controle na chave BMW Display Key, esta oferecida como opcional.
A central multimídia tem tela de 10,25 polegadas e reconhecimento de gestos e comandos de voz.
Opcionalmente o cliente pode adquirir o painel digital de 12,3 polegadas. O pacote M Sport inclui rodas de liga leve de 19 polegadas, transmissão Steptronic Sport e acabamento esportivo.
É possível incluir também suspensão adaptativa com controle eletrônico dos amortecedores, sistema de freios esportivos com pinças pintadas de azul ou vermelho e bloqueio do diferencial traseiro.
Alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo com limitador de velocidade e assistente de permanência em faixa estão entre os itens de segurança.
A BMW diz que novo Série 4 servirá de base para o i4, cupê de quatro portas movido a eletricidade que estreia na Alemanha em 2021.