Parece que (quase) todo mundo que compra um carro novo quer um SUV. O segmento da vez atrai cada vez mais clientes, que desejam se sentir mais “protegidos” no trânsito e curtem o estilo aventureiro.
Se você também está pensando em comprar um, o Primeira Marcha separou os cinco SUVs compactos mais baratos do mercado. E estamos falando de SUVs “de verdade”, ou seja, nada de hatches aventureiros, como Chery Tiggo 2 e Renault Stepway.
Citroën C4 Cactus Live: R$ 71.090
O C4 Cactus é um dos SUVs mais acessíveis do país. A versão Live 1.6 parte de R$ 71.090 com câmbio manual. Quem quiser a comodidade da transmissão automática precisa pagar R$ 85.490 pela versão Feel.
Nos dois casos o motor é o 1.6 16V de até 122 cv, que também equipa o Peugeot 2008 Allure.
A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, painel de instrumentos digital, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, rádio Citroën Connect Radio com tela touch de 7 polegadas e conexão Bluetooth, vidros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, travamento central das portas e porta-malas e bancos dianteiros com regulagem de altura.
Renault Duster Zen: R$ 74.690
Renovado há alguns meses, o Duster Zen ficou mais moderno e bem equipado. Manteve também uma de suas maiores virtudes: o preço mais acessível.
Por R$ 74.690, o SUV sai de fábrica com controles de estabilidade ede tração, assistente de partida em rampas, alarme, luzes de posição em LED, rodas de aço de 16 polegadas, ar-condicionado, chave do tipo canivete, direção elétrica e sistema de som com Bluetooth e 4 alto-falantes.
Assim como todas as versões, o Duster Zen é movido por um motor 1.6 16V de até 120 cv. O câmbio é manual.
Ford EcoSport SE: R$ 75.690
Pioneiro dos SUVs compactos nacionais, o EcoSport já viveu dias melhores. Mesmo assim, ele ainda é uma opção bem interessante para quem quer um utilitário esportivo.
Por R$ 75.690, a versão SE traz um dos melhores e mais completos pacotes de equipamentos. Há ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas e a ótima central multimídia SYNC 2.5.
O motor também merece destaque. O 1.5 de três cilindros entrega até 137 cv e está entre os mais potentes e econômicos dos SUVs de entrada.
Hyundai Creta Attitude: R$ 75.990
O Creta é um dos SUVs mais vendido do país. Motivos para tanto não faltam: os bons motores 1.6 16V e 2.0 16V, o amplo espaço interno e a imagem da marca Hyundai estão entre os principais.
A versão mais barata é a Attitude, que custa R$ 75.990 e é a única da linha com câmbio manual. O motor é o 1.6 16V de até 130 cv.
Mesmo custando barato, o Creta Attitude é um dos SUVs mais bem equipados da categoria. Sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, chave do tipo canivete, vidros elétricos nas quatro portas, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, rádio, alarme e sistema start-stop, entre outros itens.
Peugeot 2008 Allure: R$ 77.990
O 2008 é um injustiçado. Mesmo sendo um produto bom, ele nunca vendeu tanto assim. Parte da ‘culpa’ é da própria Peugeot.
O primeiro erro foi ter lançado o carro juntamente com Jeep Renegade e Honda HR-V. E o segundo foi oferecer a versão com o melhor motor (o ótimo 1.6 turbo conhecido como THP) só com câmbio manual.
Na época a marca alegou que a caixa automática não “cabia” no SUV. Só que quatro anos depois o 2008 misteriosamente ganhou a transmissão. Vai entender…
Mas aqui vamos falar da versão de entrada Allure, que traz o motor 1.6 de até 122 cv. E vem bem equipada custando R$ 77.990.
Há 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, espelhos retrovisores elétricos, central multimídia com tela tátil de sete polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, iluminação diurna em LEDs, vidros elétricos, travas elétricas e rodas de aço com calotas.