A Caoa Chery vai fabricar carros da marca de luxo Exeed no país. A informação foi confirmada pelo CEO da empresa, Marcio Alfonso, ao “Vrum”, caderno do jornal “Estado de Minas”.
“Tivemos a aprovação da China para produzir no Brasil um SUV premium da Exeed, com alto padrão de acabamento e tecnologia, que concorrerá com modelos de marcas como BMW e Mercedes-Benz. Ainda não definimos qual será o modelo e as versões, mas a novidade deve chegar ao mercado brasileiro em janeiro de 2021”, afirmou.
Apesar do mistério, são grandes as chances de o tal modelo ser o LX. O SUV da Caoa Chery já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Além disso, o carro compartilha plataforma e diversos componentes com o Tiggo 7, que já é fabricado no país.
O LX é um utilitário esportivo feito para rivalizar com Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Range Rover Evoque. Para se destacar, ele traz tecnologias como reconhecimento facial e painel de instrumentos holográfico.
Se realmente for feito aqui, o Exeed LX deve utilizar o motor 1.6 turbo de 200 cv que equipa o Tiggo 8.
E o TX?
Alfonso também mencionou um outro lançamento para 2021, mas disse que não poderia dar informações. Isso abre margem para especularmos que a novidade poderia ser da Chery ou da Exeed.
Se for o segundo caso, o SUV TX desponta com grandes chances de ser produzido no país.
Apresentado na forma de conceito no Salão de Frankfurt de 2017, o modelo seria o primeiro híbrido da empresa sino-brasileira à venda por aqui.
Outras novidades
O executivo também falou sobre dois lançamentos da Chery confirmados para este ano.
Em julho será a vez do Arrizo 6, sedã médio que competirá com Toyota Corolla e Honda Civic. Fabricado em Jacareí (SP), o modelo “vai chamar a atenção pelo espaço interno, conforto, acabamento de qualidade e muito valor agregado”, segundo Marcio.
A outra novidade será o Tiggo 8, SUV da Caoa Chery de sete lugares que será produzido em Anápolis (GO). O modelo, que já foi apresentado à imprensa, deveria ter sido lançado em 2019, mas chegará apenas em agosto deste ano.