Equipada com motor V8 Hemi de 400 cv, ela pode passar de R$ 400 mil
A RAM anunciou nesta quinta-feira (10) a chegada da 1500, a picape mais potente do Brasil, para o início de 2021.
Na versão Rebel, ela traz motor V8 Hemi de 5.7 litros movido a gasolina. Ele entrega 400 cv e 56,7 kgfm, superando os 365 cv da irmã maior, 2500, que utiliza um motor Cummins 6.7 turbodiesel.
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Infelizmente, e mesmo sendo menor, a 1500 supera a 2500 em outro aspecto: o preço. A picape novata será vendida a partir de R$ 399.990, mais do que os R$ 361.990 cobrados pela gigante.
Considerando os opcionais, os valores ficam ainda mais salgados:
Com os pacotes Night Edition (acabamento escuro no emblema dianteiro,
peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional), a cifra sobe para R$ 419.990.
A 1500 chegará ao Brasil importada dos Estados Unidos. As 100 primeiras unidades desembarcam em abril do ano que vem, e serão vendidas no esquema de pré-venda, pelos R$ 420 mil, já com os opcionais.
Se o preço é salgado, ao menos a 1500 chega recheada de equipamentos e estilo.
Vamos a lista de equipamentos:
- central multimídia com tela de 12 polegadas
- câmera 360°
- ar-condicionado digital de duas zonas
- faróis de LED
- carregamento de smartphone por indução
- freio de estacionamento elétrico
- sensores de chuva e crepuscular
- chave presencial com partida por botão
- quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas
- sistema de estacionamento automático
- controle adaptativo de velocidade (ACC)
- frenagem automática de emergência
- detecção de pedestres
- assistente de permanência na faixa de rodagem
- 6 airbags
- teto solar panorâmico
- bancos de couro com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação
- volante multifuncional com aquecimento.
V8, mas que pode ser 4 cilindros
Outro atributo da RAM 1500 é o motor V8 Hemi. Com 400 cv, ele empurra as mais de 2,5 toneladas de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. O câmbio automático é de oito marchas, e a tração, integral.
Para conseguir números um pouco mais amigáveis de consumo, o V8 conta com a desativação de cilindros.
Uma central identifica quando não há necessidade de tanta potência e torque, corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros.
Segundo a RAM, o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.
Irmã menor
A 1500 chega com um grande trunfo em relação à 2500. Como tem peso bruto total (PBT) inferior a 3.500 km, ela pode ser dirigida com a habilitação do tipo B.
Mas isso não faz dela uma picape “compacta”. Pelo contrário. Para quem quer comparar a RAM 1500 com os modelos médios do mercado brasileiro, melhor levar em conta que ela tem 5,93 metros de comprimento, cerca de 60 cm a mais do que S10, Hilux, Ranger e cia.
O entre-eixos, de 3,67 m, é maior na mesma proporção, enquanto a largura ultrapassa os 2 metros.
Só que usar a RAM 1500 para levar carga pode não ser um bom negócio. Apesar da generosa caçamba, a capacidade de carga é menor do que o de uma Strada. São apenas 610 kg, contra cerca de 1 tonelada das picapes médias.