Ford Ka e EcoSport saem de linha com fim da produção no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Decisão é reflexo do anúncio de fechamento de todas as fábricas da empresa no Brasil.

Ford Ka sairá de linha
Ford deixará de vender Ka e Ka Sedan no Brasil

Com o surpreendente anúncio de que vai fechar todas as fábricas no Brasil, a Ford também informou que Ka e EcoSport, seus dois principais produtos no país, saem de linha assim que os estoques acabarem.

A informação bombástica foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (11).

Segundo o comunicado da Ford, a fábrica de Camaçari (SP), responsável por produzir Ka, Ka Sedan e EcoSport, será fechada “imediatamente”. Já a unidade de Horizonte (CE), destinada ao Troller T4, seguirá aberta até o final do ano.

Ford EcoSport sai de linha
Ford EcoSport deixará de ser vendido no Brasil

A empresa continua, dizendo que “encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques”. No caso dos dois primeiros modelos, isso deve acontecer já nos próximos meses, considerando o fechamento iminente da unidade baiana.

Com o encerramento da produção no Brasil, Ka e EcoSport saem de linha mesmo estando entre os 30 veículos mais vendidos em 2020.

O Ka foi o sexto veículo mais vendido no país em 2020, com 67.491 unidades. Na sequência, aparecem Ka Sedan, em 25º, com 25.743 exemplares e EcoSport, em 28º, com 24.031.

Ka e EcoSport certamente estão entre os modelos mais importantes da indústria brasileira nas últimas 3 décadas.

Ka era o best-seller da Ford

Ford Ka de primeira geração
Ka foi lançado em 1997 como subcompacto

O primeiro, lançado em 1997, chegou com um visual exótico e soluções interessantes em um país que não estava habituado a carros subcompactos.

Ganhou um público cativo e sobreviveu como subcompacto até 2014, quando a Ford resolveu lançar uma geração completamente nova.

Foi nesse ano, maior, e com versão sedã, que o Ka passou a ser o protagonista da Ford.

Desde então, o compacto se tornou figurinha carimbada entre os 5 carros mais vendido do país. Por ser o best-seller da Ford, a estranheza do fim da linha para o Ka é ainda maior.

EcoSport criou segmento

Ford EcoSport inaugurou segmento em 2003
Primeira geração do EcoSport, lançada em 2003

Já o EcoSport, ainda que não vivesse seus melhores dias, foi um vanguardista.

Lá em 2003, quando pouca gente pensava em comprar um SUV, a Ford ousou, e fez um utilitário esportivo compacto baseado no Fiesta.

Apesar de alguns tropeços com motorização e acabamento interno, ideia deu muito certo, e o EcoSport acabou inaugurando um segmento que hoje é disputado por praticamente todas as marcas.

O Primeira Marcha perguntou para a Ford quantas unidades de cada modelo foram vendidas até hoje no Brasil, mas a empresa ainda não respondeu.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários