Esportividade e racionalidade são características que dificilmente caminham juntas. Até porque parece loucura comprar um modelo como um Porsche 911 ou uma Lamborghini Huracán pensando em levar seus filhos para a escola ou fazer a compra do mês no supermercado.
Obviamente o Volkswagen Polo GTS não pode ser comparado a estes bólidos. Mas ele é uma das poucas opções do mercado que busca um equilíbrio entre razão e emoção.
A emoção está no motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm com etanol ou gasolina no tanque. As credenciais são interessantes: 8,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 207 km/h.
Só que a razão surge na escolha do câmbio automático de seis marchas. É a mesma caixa empregada em vários modelos da VW, como Jetta e as versões “comuns” do Polo. A diferença está na calibragem exclusiva para a configuração GTS.
Seria melhor uma transmissão manual? É claro que sim. Mas existe uma boa justificativa para a decisão da VW.
Na hora de comprar…
A verdade é que todo mundo curte esportivo com câmbio manual, mas poucos compram. Foi por isso que a marca optou pela caixa automática. Além de reduzir os custos de produção com uma transmissão adotada em larga escala, o Polo GTS agrada quem curte desempenho sem abrir mão do conforto.
Existem outros indícios de que o hatch foi feito para o uso diário. A suspensão preserva a altura das demais versões do Polo. Sim, é alto demais para um esportivo, principalmente no ponto de vista estético.
Mas calma lá que a Volkswagen dedicou atenção especial ao Polo GTS, sim. O carro ganhou barra estabilizadora dianteira mais grossa, eixo de torção traseiro mais rígido, amortecedores recalibrados e molas mais firmes.
Um item curioso é o sistema de emulador de ronco do motor. O som é emitido por uma membrana posicionada entre o painel de instrumentos e a parede corta-fogo. Diferente de outros carros com esta tecnologia, ele parece menos artificial e consegue empolgar os ocupantes. Só é bom lembrar que quem está do lado de fora não vai escutar absolutamente nada.
Visual invocado
Se a ideia é fazer bonito, o Polo GTS manda bem. O estilo agressivo rende muitos pescoços torcidos pelas ruas.
Na frente, o carro traz faróis full LED com apliques vermelhos, que se estendem no friso da grade dianteira. O para-choque tem desenho mais agressivo e as rodas de liga leve podem ser de 17 ou 18 polegadas – estas últimas vendidas como opcionais.
O hatch ostenta um discreto aerofólio e apenas a sigla GTS na tampa do porta-malas – como manda a cartilha dos esportivos da marca. Na parte inferior, um falso extrator de ar combina com a ponteira dupla de escapamento.
A cabine peca pelo excesso de plástico, um mal que acomete a maioria dos modelos da VW. Felizmente, isso se torna um detalhe diante de alguns detalhes de bom gosto. Estão nesta lista os confortáveis bancos do tipo concha (com revestimento inspirado no clássico Gol GT) e as bonitas costuras vermelhas em partes como volante e coifa do câmbio.
Completão
A lista de equipamentos de série é bem extensa. Anote aí: 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, seletor de modos de condução, acendimento automático dos faróis, central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sensor crepuscular, painel digital, câmera de ré, sensor de fadiga, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros itens.
As rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 205/45 R18 (R$ 1.590) e a pintura metálica (R$ 1.585) são os únicos opcionais. Com eles, o preço sobe de R$ 113.190 para R$ 116.365 (em fevereiro de 2021).