Veja dicas de reparação e limpeza automotiva

Cuidados com a mecânica e a estética garantem vida longa ao carro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Oficina mecânica
Oficina mecânica

Para qualquer dono de um veículo, cuidar da manutenção é imprescindível, por isso visitas ao mecânico são rotineiras para realizar uma análise das condições, bem como saber se é necessário realizar uma reparação completa no automóvel. 

VEJA MAIS

Por isso, o ideal é que o especialista olhe todos os segmentos do carro e verifique para que nada passe despercebido, isso porque é preciso que o meio de transporte esteja em boas condições para ter um bom desempenho.

O que é reparação automotiva?

Para que um automóvel tenha um bom desempenho, é preciso que ele passe por manutenções frequentes. Pense só, é mais barato arcar com uma manutenção do que com a compra de um carro novo.

As manutenções podem ser feitas em qualquer momento, não é preciso esperar que o carro apresente problemas. O serviço deve ser feito por um especialista, por isso deve ser procurado um local de confiança. 

A reparação automotiva pode ser feita em diversos segmentos como:

  • Pintura;
  • Mecânica;
  • Funilaria;
  • Elétrica.

Por isso, a reparação atende tanto uma questão estética, como a manutenção da cabine de pintura automotiva, quanto questões que afetam o desempenho do veículo. Assim, ao procurar um especialista, é preciso que o mecânico identifique qual a necessidade. 

cabine de pintura
Cabine de pintura automotiva. Foto: Rebecca Wilson/Car Painting.

Isso porque pode ser um serviço que exija cuidados por fora, incluindo também a possível desmontagem de alguma parte do veículo. Esse é um excelente motivo para apostar em um especialista na área.

Desse modo, um profissional pode lidar somente com o setor estético e outro pode cuidar do veículo por fora, realizando todo o trabalho de manutenção das peças automotivas usinadas, por exemplo. 

Como funciona uma reparação automotiva?

Existem muitos segmentos que essa atividade atua, por isso para que seja feita de modo correto, é preciso que o especialista passe por esses tópicos para garantir que a reparação esteja completa.

Verificação dos módulos

A tecnologia está avançando e, por isso, atualmente os veículos trabalham com muito mais eletrônica do que no passado. Dessa forma, esses sistemas são passíveis de problemas com o tempo.  

Essa tecnologia é capaz de medir e avisar sobre diversos parâmetros do veículo. No caso de empresas de transporte de carros, que trabalham com frotas grandes, isso é ainda mais importante. Então, devido a sua importância deve ser verificado constantemente, para que não haja problemas. 

Reprogramação

Em alguns casos, esse computador pode ficar sobrecarregado e não conseguir cumprir as suas funções, afetando o desempenho. Por isso, é preciso que seja feita uma reprogramação. 

Além disso, essa solução pode ajudar o carro a economizar no combustível. Assim, um mecânico pode ter mais clientes se passar a realizar esse serviço que tem bastante procura no mercado. 

Conserto de funilaria

Funilarias podem resolver pequenos problemas na carroceria. Foto: Divulgação/CNI

Após uma batida, por menor que seja, o carro pode precisar passar por serviços funilaria. Uma opção preventiva pode ser a instalação de protetor de portas para carros

Limpeza Automotiva

Nem sempre é possível levar o carro até um lava-rápido ou uma empresa especializada em limpeza automotiva. Diante disso, é preciso fazer a higienização em casa – porém, vale a pena ter alguns cuidados para garantir a qualidade no serviço.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como fazer uma limpeza automotiva no seu veículo, tendo a mesma qualidade de uma empresa de terceirização de serviços de limpeza. Acompanhe a leitura!

Nem sempre é possível levar o carro em um lava-rápido. Foto: Fora do Eixo

Separe o kit de limpeza automotiva

O primeiro passo é ter um kit de limpeza automotiva específico. Afinal de contas, os produtos certos são fundamentais para a higienização completa, tanto da parte externa quanto interna do carro.

Hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de produtos em lojas especializadas ou até mesmo em supermercados. Normalmente, o kit de limpeza é composto por:

  • Shampoo específico para pneus;
  • Shampoo para lavagem da carroceria;
  • Cera de polimento para a lataria;
  • Base de silicone;
  • Esponjas e flanelas.

Também é recomendável adquirir produtos específicos para a limpeza de estofados e do vidro. Vale a pena considerar as especificações do seu veículo, visto que um banco de couro necessita de soluções diferenciadas.

Outra dica é procurar por produtos lavados a seco, que também podem conferir uma boa qualidade no serviço de limpeza do carro.

Faça a lavagem completa

Caso você esteja lavando o seu carro com uma máquina de alta pressão, a limpeza será mais eficiente na parte externa. Isso porque o equipamento otimiza o consumo do líquido e colabora com a retirada da sujeira, especialmente de barro, terra ou óleo.

Para quem não tem uma lavadora a jato, a melhor maneira de garantir a eficiência na limpeza é usar uma mangueira com bico de jato, que também oferece um ótimo resultado. Vale a pena contar com um balde para evitar o desperdício de água.

A esponja deve ser macia para evitar quaisquer riscos na superfície externa. Comece esfregando o veículo de cima para baixo, dividindo o carro em partes: teto, laterais, capô e traseira. Tenha cuidado se o automóvel for muito alto.

Após ensaboar e enxaguar, seque o veículo com um pano seco e macio para remover toda a água e, assim, evitar possíveis manchas na lataria. Por fim, ensaboe as rodas e pneus e use outra esponja, se possível.

Passe cera em toda a parte exterior do carro

Depois de fazer a limpeza completa da parte exterior do seu veículo e secar bem, é o momento de deixar a lataria brilhante, colaborando com a estética do carro.

Além disso, a cera também ajuda a proteger a pintura contra as intempéries, bem como remover alguns riscos.

Considere todas as especificações de cada tipo de cera, lendo as especificações do fabricante. Para encerar, use movimentos circulares e de forma suave.

Após a aplicação da cera, espere por uns dois minutos e comece a polir a lataria. Para isso, use um pano de microfibra, pois esse tipo de tecido facilita o polimento.

Faça a aspiração dos estofados

Por dentro do veículo, é necessário começar pela aspiração dos estofados. Inclusive, empresas que prestam o serviço de transporte de carros devem ficar bem atentas a este ponto.

Passe aspirador em todo o interior, incluindo os carpetes, bancos, porta-objetos, porta-malas e os cantos (até mesmo os mais difíceis).

Limpe os tecidos dos estofados

Os estofados também precisam ser limpos da melhor maneira possível. Utilize um pano macio e úmido com produto de limpeza específico, como forma de manter a integridade do material e a qualidade do tecido.

No caso do couro, também pode ser necessário fazer a hidratação do estofado.

Use aromatizante

O aromatizante não está incluso no kit de produtos de limpeza, mas serve para deixar um odor muito mais agradável no interior do veículo, mantendo a sensação de limpeza por muito mais tempo.

Escolha um aroma que seja do seu agrado. É possível encontrar diferentes tipos disponíveis no mercado.

Conclusão

Fazer a limpeza e reparação automotiva do seu carro pode não ser uma tarefa tão simples, mas com alguns pequenos procedimentos, é possível ter uma higienização e reparos de qualidade.

A reparação permite que o dono de um veículo tenha segurança em transitar com o seu veículo.

Ela é necessária, principalmente, antes de viagens ou quando for utilizar o carro por muito tempo e as recomendações da limpeza do seu veículo tem-se um serviço completo, sem a necessidade de ir até uma empresa especializada ou lava-rápido caso o leitor queira não gastar dinheiro. 

Assim, existem muitos segmentos que contemplam as atividades. Sendo assim, para identificar qual é a necessidade urgente, é preciso que um especialista na área seja procurado

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários