Veja dicas para comprar um carro por consórcio

É preciso se atentar ao prazo de resgate do bem e a taxa de administração
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Consórcio é opção para quem não tem valor do veículo à vista

Muitas pessoas desejam comprar um carro e, apesar dessa vontade, nem sempre o orçamento familiar permite que o bem seja adquirido à vista. Sendo assim, uma alternativa interessante além do financiamento é o consórcio de veículo. 

Seja para adquirir o primeiro automóvel ou apenas para trocar de carro, é possível encontrar diferentes alternativas no mercado para suprir essa necessidade. Algumas delas são os carros por assinatura, já oferecidos por marcas como Fiat, Jeep e Renault.

Contar com a facilidade de ter um veículo na garagem é sempre importante, uma vez que uma série de demandas da rotina podem ser muito mais simples de serem resolvidas utilizando um carro para se locomover. 

Compra de veículo por consórcio é opção ao financiamento
Consórcio de veículo e carro por assinatura são modalidades de compra

Ter um automóvel envolve uma série de responsabilidades, o que inclui tanto a manutenção de diferentes partes do carro quanto a de entrar em contato com empresas de seguros para solicitar uma cotação e proteger o seu bem. 

Justamente por isso, nem sempre adquirir um veículo à vista pode ser a melhor alternativa para o motorista, levando em conta que ele pode precisar ter uma reserva financeira para diferentes tipos de necessidades. 

Á vista ou financiado?

Um meio de solucionar essa questão, sem precisar abrir mão da decisão de comprar o automóvel, é recorrer a um consórcio de veículo, que se tornou uma opção viável para muitas famílias. 

Até mesmo para quem tem dificuldades de guardar um determinado valor mensal com o intuito de comprar o bem, o consórcio se torna um meio de pagar o veículo de maneira parcelada, mas sem comprometer a renda familiar com altas taxas de juros. 

Entender melhor quais são as características de um consórcio e o que levar em conta no momento de fechar o contrato é fundamental para fazer um bom negócio. 

Por isso, se você estava pensando em comprar um carro e estava analisando as possibilidades do mercado, certamente se deparou com o consórcio de veículo e quer entender melhor essa modalidade, não é mesmo?

Sendo assim, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema, esclarecendo as principais dúvidas sobre essa opção e encontrando a solução ideal para o seu caso. 

O que é um consórcio de veículos e como ele funciona?

Quem precisa recorrer à blindagem automotiva sabe que o valor do serviço depende de uma série de fatores, e que a depender do custo final, é possível parcelar o pagamento para quitá-lo com maior tranquilidade. 

Um dos grandes empecilhos de quem precisa parcelar um produto ou serviço com custos elevados é justamente a incidência de juros que pesa em cada parcela, tornando, muitas vezes, o valor impraticável para algumas pessoas. 

Nesse cenário surge o consórcio: uma administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir um veículo. No processo, forma-se uma espécie de poupança conjunta entre todos eles, com sorteios mensais para ter acesso a uma carta de crédito. 

Há também a possibilidade de realizar lances. Assim, quem precisa ter acesso a um veículo mais rapidamente pode apostar nesse recurso em vez de esperar ser contemplado no sorteio. 

O valor da soma de todas as parcelas do grupo corresponde a uma carta de crédito. Justamente por isso, torna-se possível que uma cota seja disponibilizada todos os meses.

Vale mencionar também que a carta de crédito não está condicionada a um tipo único de veículo, e sim a um valor. Desse modo, o participante do grupo que tiver acesso à carta de crédito pode optar pela compra de um carro zero ou de um modelo usado. 

Em comparativo, é como se o cliente de uma loja tivesse um vale presente para adquirir um tipo de lona para caminhão, podendo assim escolher o modelo que for mais conveniente para ele. 

Existem diferentes tipos de consórcios, com características próprias que podem ajudar todos os participantes. Há aqueles que aceitam um carro como oferta para o lance, ou aquele que oferece parcelas mais baixas até a cota ser sorteada. 

Por isso, conhecer todas as opções disponíveis no contrato é a melhor maneira de selecionar a melhor oportunidade. 

Vale lembrar também da importância de fazer a leitura do contrato, entendendo as cláusulas e verificando se todas elas estão de acordo com as informações transmitidas, para que não haja problemas posteriormente. 

Consórcio x financiamento: qual a melhor opção?

Muitas pessoas acabam recorrendo ao crédito consignado para diferentes necessidades, como o investimento em uma pintura de estrutura metálica ou para a compra de um veículo. 

No entanto, é necessário ressaltar que os financiamentos são sempre realizados com a incidência de taxas de juros, que podem acabar surpreendendo no valor final da compra. 

No consórcio isso não ocorre. No consórcio, existe uma taxa de administração do grupo. Assim como a taxa de juros de um financiamento, ela pode variar. Porém, na maioria das vezes, ela é menor do que os juros de um parcelamento. 

De qualquer modo, assim como é importante conhecer a empresa que vai realizar uma manutenção de motores elétricos antes de contratar os serviços dela, conheça a administradora de consórcios, verificando todas as condições para entrar em um grupo. 

Vantagens do consórcio de veículo

Decidir participar de um consórcio é uma decisão benéfica para muitos motoristas, principalmente para aqueles que lidam melhor com o pagamento mensal ou não possuem em caixa o valor para quitar a compra à vista. 

Sendo assim, entre as principais vantagens de aderir a um consórcio de automóveis, é possível mencionar:

  • Parcelas e prazos de acordo com o perfil do cliente;
  • Flexibilidade no uso da carta de crédito;
  • Parcelamento total do bem;
  • Pagar parcelado e comprar à vista.

Mesmo que seja preciso incluir o valor da taxa administrativa do grupo, o consórcio é uma maneira simples e econômica de parcelar um carro sem que o valor final dele dobre ou até triplique. 

Além disso, o prazo de um contrato e o valor das parcelas pode ser escolhido de acordo com o perfil do cliente, de maneira que a quitação de cada mensalidade possa ser feita sem dificuldades ou sem comprometer o orçamento do participante. 

Outro ponto positivo em aderir a um consórcio é a flexibilidade na utilização da carta de crédito. Isso porque o cliente sorteado pode escolher o melhor modelo de veículo para ele, desfrutando das vantagens dessa modalidade.

Vale lembrar que o consórcio é uma maneira de parcelar o valor total de um carro zero, de modo que o contemplado em sorteio pode retirar um veículo totalmente novo e começar a utilizar o bem, quitando as suas parcelas mensalmente. 

Caso contrário, o cliente terá que esperar até o fim do prazo para retirar o veículo.

Por fim, assim como um serviço de limpeza técnica pode ser realizado e ser quitado em parcelas nos meses seguintes, o consórcio é um modo de comprar à vista, graças à carta de crédito, de fazer o pagamento em parcelas. 

Sendo assim, ele se torna uma opção interessante para quem não dispõe do valor total de um carro mas precisa do bem, e assim aproveita as condições especiais dessa modalidade para conquistar o seu automóvel. 

Dicas para entrar em um consórcio de veículo

Se você considera que fazer um consórcio é a melhor opção para o seu orçamento, saiba o que deve ser feito para garantir que tudo corra bem, e que você tenha a tranquilidade de ter feito uma boa escolha. 

Faça uma simulação

Assim como para contratar o serviço de transporte de carros você pode solicitar um orçamento para saber se o valor está dentro do que você pode pagar, ao decidir participar de um consórcio a dica é fazer uma simulação.

Ali, você conhecerá prazos de contrato, taxas de administração do grupo e o valor da mensalidade, de acordo com o valor que faça sentido para a sua renda. 

Sendo assim, não deixe de pedir ao responsável pela venda da cota do consórcio que apresente as opções disponíveis, de maneira que você possa escolher a ideal.

Escolha o valor do crédito

Tal como se pode escolher um modelo de sinalização de segurança para ser instalado em um estabelecimento, o participante de um grupo de consórcio deve escolher o valor do crédito com o qual ele quer ser contemplado. 

Afinal, é com base em um determinado modelo de automóvel que se idealiza uma cota de contrato, e após o sorteio e liberação da carta de crédito, o participante pode escolher o veículo que for mais interessante para ele. 

Nesse sentido, a sugestão é selecionar um perfil de automóvel que faça sentido para você, de maneira que a compra do veículo seja mais simples e atenda às suas expectativas. 

Aderir a um consórcio de veículo pode ser a forma mais vantajosa de ter um carro, sem pagar altos juros para isso. Por isso, não deixe de fazer uma simulação o quanto antes e colha os benefícios de escolher um consórcio que caiba no seu bolso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários