No começo do mês, dissemos que a Volkswagen estava se preparando para “matar” as versões com motor 1.4 do Tiguan AllSpace como uma forma de reposicionar o modelo antes da chegada do Taos.
Ao menos na Argentina, o plano começou a ser executado. No país vizinho, a Volkswagen acaba de lançar o Tiguan 2021, como contam os colegas do Autoblog Argentina.
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Assim como o Tiguan vendido no Brasil, o modelo dos “hermanos” é importado do México.
Por lá, o Tiguan AllSpace tem três versões. Apenas a de entrada, 250 TSI, oferece motor 1.4 turbo de 150 cv.
As demais, Comfortline e Highline, saem de fábrica com o 2.0 turbo de 220 cv. Elas não existiam na linha 2020 na Argentina.
Antecipação ao Taos
A movimentação da Volkswagen Argentina em deixar o Tiguan mais potente (e caro) é uma antecipação à chegada do Taos, prevista para os próximos meses. O novo SUV da empresa será posicionado entre o T-Cross e o próprio Tiguan.
Assim, com o Tiguan ficando mais caro, a lacuna entre os SUVs pode ser maior – o que é importante para posicionar um modelo que deve ter maior volume de vendas, como o Taos.
Aqui no Brasil, a Volkswagen deve repetir a estratégia. O vendedor de uma concessionária da marca adiantou que a versão Comfortline “brasileira” trocaria o motor 1.4 pelo 2.0.
Além disso, uma fonte informou que a exportação dos motores 1.4 de São Carlos (SP) para o México seria interrompida em um futuro próximos.
Nenhuma das lojas ouvidas pelo Primeira Marcha no final de janeiro tinham Tiguan nos estoques. Alguns vendedores disseram que as últimas unidades foram negociadas em novembro.
Na ocasião, procuramos a Volkswagen para saber se a comercialização do modelo estava normal, mas empresa não respondeu.