Não há dúvidas em relação as vantagens ambientais de carros híbridos e elétricos. Porém, o custo elevado ainda limita a compra de praticamente todos os modelos do tipo – mais barato hoje custa R$ 150 mil.
Assim, a questão financeira ainda pesa, principalmente quando praticamente não há incentivos fiscais do governo nessa direção. Para tentar facilitar a compras desses veículos, alguns bancos anunciaram recentemente linhas de financiamento com taxas mais baixas para carros híbridos e elétricos.
VEJA MAIS
- Startup quer tornar venda de carros tão fácil quanto reservar um quarto de hotel
- Tudo sobre o Corolla Cross
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
A iniciativa mais recente é da BV, que vai financiar carros e motos elétricos e híbridos com taxas a partir de 0,69%. Como comparação, nas mesmas condições, um veículo a combustão teria juros começando em 1,13%.
Outros bancos também têm taxas especiais
No final do ano passado, Itaú Unibanco e Santander já haviam anunciado condições especiais para financiamento de veículos elétricos ou híbridos.
O Itaú baixou de 0,89% para 0,79% a taxa mensal de juros quando o veículo financiado for elétrico ou híbrido.
No caso do Santander, as taxas começam em 0,77% ao mês, e o cliente pode escolher planos de pagamento que vão de 24 a 60 meses.
É preciso lembrar que, mesmo com condições especiais para carros elétricos e híbridos, quanto maior o prazo de financiamento e menor a entreda, maior é a taxa de juros. Na maioria dos casos, a porcentagem de entrada exigida também é considerável.
Por outro lado, em algumas cidades, veículos híbridos e elétricos ainda recebem outros tipos de vantagens. Em São Paulo, por exemplo, esses tipos de carros pagam menos IPVA e não precisam encarar o rodízio veicular.