Chevrolet admite que Celta usa airbags da Takata e pede na TV que donos façam recall

Ferimentos no pescoço mataram motorista de Celta em Sergipe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Chevrolet Celta com airbag da Takata se envolveu em acidente que matou o motorista.
Airbag do Celta envolvido em acidente em Sergipe

Quase um ano após o Portal G1 revelar que os airbags da Takata foram os responsáveis pela morte do motorista de um Chevrolet Celta envolvido em um acidente em Sergipe, a Chevrolet admitiu que seus veículos eram equipados com bolsas infláveis da marca japonesa.

Quando o caso foi revelado, em julho de 2020, a empresa foi questionada se os airbags eram fornecidos pela Takata, mas nunca confirmou a informação.

VEJA MAIS

Recall do Celta

Pouco tempo depois, a Chevrolet anunciou um recall de 230 mil unidades de Celta e Classic, para troca dos airbags, ainda sem confirmar que as bolsas eram da Takata.

Agora, em março de 2021, a Chevrolet começou a veicular uma campanha na televisão pedindo que os proprietários do modelo compareçam à uma concessionária da marca para realizar o recall do componente, citando nominalmente a Takata como a fornecedora dos airbags.

O comercial exibido no intervalo do Bom Dia Brasil, da TV Globo, fazia um apelo para que donos de Celta e Classic produzidos entre 2012 e 2016 só usassem os veículos para ir até uma oficina da marca cumprir o recall.

Recall de airbags da Takata da GM
GM faz alerta sobre recall de airbags da Takata

O risco dos airbags da Takata

A falha dos airbags da Takata é conhecida há 8 anos. O escândalo foi descoberto em 2013, e foi motivo de recall de mais de 100 milhões de veículos de diversas marcas em todo o mundo.

O defeito está em um componente conhecido como insuflador, uma caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa inflar quando acionada.

Com o tempo, essa caixa sofre infiltração de umidade e pode trincar. Assim, quando há um acidente e o airbag é acionado, ela se abre com força excessiva, estilhaçando, e projetando pedaços de metal contra os ocupantes.

Assim, há relatos de ferimentos que se parecem com facadas ou até mesmo tiros.

Essa falha já provocou a morte de mais de 20 pessoas em todo o mundo – ao menos 2 foram no Brasil. A primeira foi exatamente a do motorista do Celta, que não resistiu à ferimentos provocados por estilhaços do airbag.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários