Veja dicas para economizar combustível

Uso de itens como ar-condicionado e estilo de dirigir interferem no consumo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Posto de gasolina. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Com o passar dos anos, os automóveis deixaram de ser um luxo e se tornaram quase que uma necessidade. Porém, é preciso levar em consideração o preço e a quantidade do combustível consumido ao se adquirir um carro ou uma moto.

Aos mais desatentos, a cada ano que passa o preço da gasolina, diesel e álcool sofre um reajuste e, na maioria das vezes, aumenta de valor, fazendo com que todos que necessitam abastecer tenham que rever seu orçamento mensal.

VEJA MAIS

Então, caso queira economizar no combustível, ajudar o seu bolso e evitar ter de chamar algum serviço de guincho caso fique sem gasolina no meio da rua, confira algumas dicas e orientações no decorrer deste artigo.

Conheça seu carro

Independentemente se quem faz o orçamento de suas despesas é você ou uma empresa de serviços de contabilidade, economizar no combustível significa que sobrará dinheiro para alguma outra despesa, dando aquela ajudinha no final do mês.

Quando pensamos em economizar no combustível, devemos nos atentar a algumas questões, sendo as principais:

  • Qual é a minha rotina?
  • Quantos km eu ando por dia?
  • Qual o combustível que eu mais uso?
  • Quanto meu automóvel consome?

Seja você uma pessoa comum ou uma empresa de segurança eletrônica, que precisa fazer uso de veículos, é necessário conhecer muito bem o seu automóvel, visto que isso ajudará quando tudo for colocado na ponta do lápis. 

Conhecendo o seu automóvel, será mais fácil calcular o consumo de combustível do seu carro e saber o quanto ele gasta de gasolina ou etanol por dia, te dando aproximadamente o valor mensal que está gastando atualmente.

Com a chegada dos carros flex ao mercado, quase duas décadas atrás, não é mais preciso ficar preso a um único tipo de combustível, fazendo com que ele seja uma boa opção caso queira economizar, já que o preço do álcool e da gasolina podem ter uma diferença considerável.

Qual combustível usar?

Carros flex dão maior liberdade para dono escolher combustível

O seu destino semanal pode variar, desde ir até o trabalho, escola das crianças ou supermercado. Independentemente da escolha, o gasto pode ser maior dependendo do combustível utilizado.

Utilizar gasolina comum ou pagar um pouco mais caro na aditivada, dependerá de quais benefícios são mais prezados por você. Se o foco é economizar, parta para a comum. Se o foco for tempo de vida útil do motor, parta para a aditivada.

Isso acontece porque o aditivo da gasolina pode impedir que sujeiras (como carvão) fiquem no seu motor, criando assim uma combustão mais assertiva e limpa, diminuindo possíveis manutenções ou trocas futuras.

Em carros com motor flex, o etanol sem sombra de dúvida é o mais barato e o que vale mais a pena se o objetivo é gastar menos ao completar o tanque. Porém, seu rendimento também é inferior. Já o diesel é usado apenas em veículos com tração 4×4 ou de uso comercial.

Práticas para economizar combustível

Veremos agora diversas dicas que te ajudarão a economizar e que podem fazer a diferença no orçamento. Algumas delas são ideias que devem ficar na sua cabeça como estimativa, outras são práticas que você acostuma caso as pratique. Sendo as principais:

  • Manutenção sempre em dia

Imagine, você está com pressa para sair de casa, entra no carro, abre o portão automático. Você vira a chave e da partida do carro… e ele não funciona.

Realizar manutenções preventivas no seu veículo dentro de um período preestabelecido é mais do que necessário, deve ser obrigatório, principalmente para mantê-lo em funcionamento. 

Velas de ignição que estejam carbonizadas ou filtros de ar sujos diminuem a eficiência do seu motor, consequentemente, aumentam o consumo de combustível.

Tome cuidado também com a quantidade de peso dentro do carro, pois isso afeta diretamente o consumo de combustível. Isso não quer dizer que você deve deixar de levar outras pessoas com você. Mas também não precisa carregar coisas pesadas sem necessidade.

Troque o óleo sempre que for necessário para que o motor não precise se esforçar ainda mais.

  • Evite ligar o ar condicionado durante longos períodos
Usar o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível
Ar-condicionado ligado é sinônimo de maior consumo de combustível

O uso do ar condicionado está diretamente ligado com o consumo de combustível de seu veículo. Como o mesmo é operado pelo motor, usos muito frequentes e prolongados podem aumentar a quantidade de consumo de combustível.

Curiosamente, o ar-condicionado pode ser a opção mais econômica em rodovias, quando a velocidade é mais alta e o arrasto gerado pelas janelas abertas faz o consumo aumentar ainda mais. Nessas situações, melhor fechar os vidros e ligar o ar-condicionado. 

  • Troque de marcha na hora certa

Atente-se às trocas de marchas, seja na hora do trânsito ou quando retirar seu automóvel de alguma cobertura para carros. Caso realize as trocas na ordem certa e de forma eficiente, o giro do motor permanecerá compatível. Uma dica é realizar as trocas próximo de 2.500 rpm.

Pode parecer bobo, mas qualquer esforço adicional e desnecessário que o carro empregue, consumirá combustível adicional e diminuirá a vida útil do veículo. Tome cuidado!

Não ficar com o pé no pedal de embreagem também é uma dica bastante válida, visto que além de gastar mais combustível diminui a vida útil do disco de embreagem, fazendo com que tenha de gastar ainda mais.

  • De olho nos pneus

Certifique-se de que os pneus estão cheios e calibrados, pois eles influenciam bastante no consumo de combustível.

Até porque, se o rendimento não for bom, isso gerará mais atrito com a via e consequentemente mais esforço do motor será demandado.

Na hora de calibrar, escolha a pressão indicada pela fabricante do veículo. Ela costuma estar disponível em um adesivo na coluna da porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.

  • Estilo de direção é importante

Evite dirigir de forma muito agressiva. Além de ser perigoso, é prejudicial ao seu veículo, pois acelerar demais para depois ter que frear de forma brusca vezes, faz com que o consumo seja maior, além de diminuir a resistência do motor e das pastilhas de freio.

Manter uma velocidade constante quando for possível é melhor, já que exige menos esforço do motor, além de manter as rotações mais baixas.

Em grandes cidades com trânsito bastante intenso, torna-se quase impossível controlar esse tipo de coisa. A todo momento você terá de acelerar e frear por causa de outros carros, mesmo assim, vale a pena citar para caso você não more em centros urbanos.

Evite também utilizar o acelerador até o final. Essa tática que muitos chamam de “pisar até o fundo” é algo que é bastante desnecessário na grande maioria dos casos, principalmente por desgastar mais os componentes do carro, além de queimar mais combustível.

Considerações finais

Seja realizando entregas para lugares que oferecem serviços de hidrojateamento de alta pressão ou simplesmente indo trabalhar, as dicas acima descritas, caso seguidas diariamente, podem fazer uma incrível diferença no final do mês.

Algumas podem trazer resultados mais imediatos, como a troca do tipo de combustível, ou seja, usar álcool ao invés de gasolina. Outras precisam de mais disciplina e atenção para que sejam de fato efetivas.

É bastante difícil quando já dirigimos de alguma maneira e temos que mudar, principalmente para atender a algum tipo de prática ou ação, mas é esse tipo de atitude que faz a diferença no final das contas.

Com preços cada vez mais caros, vale a pena tentar economizar um pouco e utilizar o dinheiro de outra maneira. Isso pode te ajudar em outras despesas ou até mesmo te propiciar novos momentos de lazer. A decisão é sua!

Espero que essas dicas tenham te ajudado e que você perceba o quanto conseguiu economizar com essas pequenas observações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários