As solicitações de crédito com garantia de veículo cresceram mais de 25% no último semestre. É o que indica um levantamento feito pela Creditas, plataforma líder em crédito e soluções online na América Latina.
Entre os motivos que levam à procura por esta modalidade, o pagamento de dívidas é o principal deles com 31% dos pedidos, seguido pelo investimento no próprio negócio (18%) e reforma no imóvel (14%).
Leia também:
>> Veja dicas para economizar combustível
>> Como evitar golpes em consórcios
Nesta categoria de empréstimo, o cliente usa seu veículo como garantia de pagamento. É por isso que a taxa de juros é mais baixa, já que o risco de inadimplência se torna menor para o contratante e a chance da empresa não receber o valor de volta é mínima.
Veículo é garantia de até 90%
Este tipo de empréstimo é viável para todos os lados. Colocando o veículo como garantia, é possível receber até 90% do valor do veículo em crédito e a pessoa pode seguir utilizando o carro normalmente.
Segundo a VP de Auto na Creditas, Luana Bichuetti, essa modalidade de empréstimo faz com que o cliente mude a relação que possui com o veículo.
“O valor recebido pode ser utilizado para o pagamento de dívidas, saldar débitos que comprometem o orçamento ou para pagar estudos, viagens, investir no negócio próprio ou até mesmo para fazer uma reforma. Dessa maneira o carro deixa de ser algo que só gera despesas para passar a ser uma fonte mais acessível de recursos financeiros”, afirma.
O empréstimo com garantia de veículo varia de R$ 5 mil a R$ 150 mil. As taxas começam em 0,99% ao mês e os prazos são de até 60 meses para pagar.
No caso da Creditas, todo o processo é feito de forma 100% digital, por meio do celular ou computador. Caso seja necessário, o cliente pode solicitar a ajuda de consultores em qualquer uma das etapas da contratação.