O perfil BF///MS no Instagram postou nesta segunda-feira (15) duas fotos de um veículo de testes capotado em uma rua no Centro de Belo Horizonte. O post mencionava o novo SUV compacto da Fiat, conhecido como Projeto 363. Porém, a unidade é, na verdade, um Jeep Compass 2022.
Algumas “pistas” ajudam a decifrar que não trata-se do 363. A primeira delas são as proporções do modelo, maiores do que as do modelo da Fiat, que será derivado do Argo, e não deve ter mais de 4,30 metros de comprimento. Em uma das fotos, é possível ver que o veículo tem porte, no mínimo, semelhante ao do Honda Civic que está estacionado ao lado.
VEJA MAIS
A segunda e definitiva pista está na parte mecânica: é o sistema de suspensão traseira do veículo capotado, do tipo multilink – o Projeto 363 vai compartilhar o conjunto de eixo de torção presente no Argo. Um “bônus” é a parte mecânica que pode ser vista na imagem abaixo.
Eixo cardã e diferencial traseiro mostram que o veículo tem tração 4×4, que não será oferecida no Projeto 363.
Como será o Compass 2022
O modelo já está na fase final de testes para estrear o novo motor 1.3 turbo, conhecido como GSE, e o câmbio automático do tipo CVT. Segundo a Jeep, a potência do propulsor, quando abastecido com gasolina, é de 180 cv. Os números com etanol não foram divulgados, mas devem ficar na casa dos 200 cv.
Além do novo motor, o Jeep Compass 2022 receberá uma discreta atualização visual no exterior. A cabine, no entanto, deve ter renovações no quadro de instrumentos, volante e uma nova central multimídia.
A chegada do Jeep Compass 2022 é especulada para o final do primeiro semestre, e deve ocorrer entre maio e junho.
O movimento é uma tentativa de não perder tanto terreno para os dois novos concorrentes do segmento: Toyota Corolla Cross, que acabou de chegar, e Volkswagen Taos, que chega entre abril e junho.
VÍDEO: Jeep Compass é páreo para Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross?