O Toyota Corolla Cross, principal lançamento da marca para 2021 foi finalmente lançado. Ele terá 4 versões, com preços entre R$ 139.990 e R$ 179.990. Veja o conteúdo de cada uma aqui.
Sua missão é bastante clara: trazer compradores de SUVs para a Toyota, e, de quebra, ser um desafiante real para o Jeep Compass.
MAIS SOBRE COROLLA CROSS, TAOS E COMPASS
- Tudo sobre o Volkswagen Taos
- Tudo sobre o Corolla Cross
- Jeep Compass vai ganhar motor 1.3 turbo
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Nos próximos meses, outro modelo será lançado com essa mesma tarefa. É o Volkswagen Taos.
Antecipando essa briga, nós trouxemos um comparativo entre os três modelos.
Ainda não andamos no Taos ou no Corolla Cross, mas já temos as medidas de cada, informações técnicas e de equipamentos deles, bem como do Jeep Compass.
Assim, confira abaixo como Corolla Cross, Taos e Compass se saem nesses aspectos e escolha o melhor:
Dimensões
Nesse quesito, o Volkswagen Taos leva fácil. Em comprimento, ele empata com o Corolla Cross e supera o Compass por míseros 5 cm.
Sua grande sacada é o entre-eixos, de longe o melhor do grupo, assim como o volume do porta-malas, praticamente 90 litros maior do que o do Compass.
Veja todas as medidas na tabela abaixo.
Corolla Cross | Compass | Taos | |
comprimento | 4,46 m | 4,41 m | 4,46 m |
entre-eixos | 2,64 m | 2,63 m | 2,68 m |
largura | 1,83 m | 1,82 m | 1,84 m |
altura | 1,62 m | 1,64 m | 1,63 m |
porta-malas | 440 l | 410 l | 498 l |
Equipamentos
Aqui, a disputa será bem acirrada. Os três modelos, pelo menos nas versões mais completas, oferecem um arsenal de tecnologias de assistência à condução.
Ainda que de forma opcional, todos podem vir com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e controle de velocidade adaptativo.
Corolla Cross e Compass vão um pouco além, com alerta de mudança de faixa com correção no volante. O Jeep ainda oferece sistema de estacionamento automático, itens indisponíveis no Taos.
Em termos de tecnologia, as configurações topo de linha do trio tem ar-condicionado digital de 2 zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar e faróis de LED.
O Volkswagen se destaca em termos de conectividade, com o quadro de instrumentos digital e a moderna central multimídia VW Play com instalação nativa de aplicativos.
Motorização
Nesse aspecto, é preciso considerar que o Jeep Compass passará por mudanças nos próximos meses.
O atual motor 2.0 aspirado de 4 cilindros e 166 cv será substituído pelo moderno 1.3 GSE Turbo, que vai entregar 180 cv e 27,5 kgfm com gasolina. Com etanol, a potência deve chegar perto dos 200 cv.
Caso isso aconteça, ele vai se tornar o mais potente do trio. Esse motor será combinado com uma transmissão automática do tipo CVT.
Por fim, o 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de 9 marchas com tração 4×4 segue como opção. Só que seus preços começam em praticamente R$ 200 mil, tirando ele dessa briga.
O Corolla Cross oferece duas motorizações bem conhecidas e herdadas do Corolla sedã. Nas duas versões de entrada, há o 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm.
Já as duas configurações topo de linha trazem um conjunto híbrido, composto por um motor 1.8 flex e outro elétrico. Combinados, têm 122 cv. O câmbio é sempre automático, do tipo CVT.
A Volkswagen está apostando em uma única motorização para o Taos. É o velho conhecido 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Ele está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.
Preços
Os valores do Taos ainda não foram revelados. Porém, nossas estimativas é que a versão de entrada, Comfortline, custe cerca de R$ 140 mil. Já a opção mais cara, Highline, deve começar perto de R$ 175 mil, podendo chegar a R$ 190 mil com os opcionais.
O Corolla Cross tem 4 versões, com preços partindo de R$ 140 mil e chegando aos R$ 180 mil.
A tabela do Compass hoje começa em R$ 138.320 e vai até R$ 175.953, considerando as versões com motor flex.
Após receber as renovações da linha 2022, que incluem um visual levemente retocado, novos itens de tecnologia e uma cabine redesenhada, os preços podem subir ligeiramente.
Porém, é preciso lembrar que a Jeep, mesmo sendo líder da categoria, não terá um fator novidade tão grande quanto Toyota e Volkswagen.
Assim, não será surpresa se o Compass mantiver os preços de hoje, mesmo após as mudanças.
Corolla Cross, Taos ou Compass?
Ainda não podemos responder essa pergunta porque não dirigimos Corolla Cross e Taos. E também porque o Compass merece um test-drive com o novo motor turbo.
Olhando apenas para os números, o Taos parece ser uma opção mais completa e equilibrada. Porém, é preciso descobrir quanto a Volkswagen vai cobrar por isso.
E se a Jeep consegue tirar um “coelho da cartola” para manter o Compass competitivo.