Não, a Volkswagen não vai se chamar Voltswagen ; era piada de 1º de abril

Mudança de nome foi desmentida por porta-voz alemão
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Voltswagen? Hoje não!

A notícia de que a Volkswagen mudaria seu nome para Voltswagen deixou muita gente na dúvida. Será que a Volkswagen fez uma brincadeira de 1º de abril antecipada? Parecia que não, já que a fabricante (e até fontes ligadas à empresa) confirmou a estranha mudança.

Mas era um blefe. A alteração do nome não passava de uma piada do “April’s Fool”, nome dado ao Dia da Mentira nos Estados Unidos. Brincadeiras por lá são muito comuns nesta data.

As fabricantes de automóveis divulgam comunicados com novidades inverossímeis, normalmente cheios de piadas. Só que a brincadeira da Volkswagen pode ter ido longe demais. Ou foi muito bem orquestrada. Ou os dois.

Fato é que, ao divulgar um comunicado oficial (até com aspas do presidente da VW da América do Norte), diversos veículos de imprensa pelo mundo compraram a ideia. Inclusive nós, é claro.

Deu ruim?

Só que o tiro pode ter saído pela culatra. A Volkswagen fez uma brincadeira de 1º de abril que atingiu uma proporção tão grande como as famosas fake news.

Existe a suspeita, inclusive, de que a piada teria sido planejada pela filial norte-americana da Volts…, digo, Volkswagen. Afinal de contas, a notícia do Wall Street Journal cita que a informação foi desmentida por um porta-voz da empresa na ALEMANHA.

A fabricante afirmou que “não queria ter enganado ninguém” e que a piada era uma estratégia para aumentar o falatório em torno do ID.4. O hatch elétrico será vendido em vários mercados pelo mundo, inclusive nos EUA.

Se a decisão realmente foi de responsabilidade dos americanos, não parece uma decisão muito inteligente. Ainda mais em um mercado no qual a empresa ficou marcada negativamente pelo dieselgate, o escândalo no qual a empresa desenvolveu um software para burlar testes de emissões de poluentes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários