Toyota Etios sai de linha e abre espaço para Corolla Cross

Modelo era produzido na fábrica de Sorocaba, de onde vai sair o novo SUV
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Toyota vai tirar Etios de linha para abrir espaço para o Corolla Cross
Etios deixa de ser vendido no país

A Toyota anunciou nesta terça-feira (2) que o Etios vai deixar de ser vendido no Brasil a partir de abril. Lançado em 2012, o hatch teve aproximadamente 620 mil unidades produzidas em oito anos de vida.

Assim, a empresa abre espaço para a produção do Corolla Cross. O SUV médio, que será lançado oficialmente no próximo dia 11, será feito em Sorocaba (SP), exatamente onde o Etios era produzido.

VEJA MAIS

Apesar da decisão, o Etios continuará sendo produzido para atender outros mercados da América do Sul, como Argentina, Peru e Uruguai.

“Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Melhorando com o tempo

Em 2016, Toyota promoveu uma grande mudança na cabine do Etios

Lançado praticamente junto com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, no segundo semestre de 2012, o Etios foi muito criticado na época pelo acabamento simples, apesar do excelente conjunto mecânico, formado pelos motores 1.3 e 1.5 aspirados de 4 cilindros.

Parte interna do capô sem pintura e o painel simplório eram os principais alvos. A Toyota admitiu as falhas e trabalhou para aprimorar o modelo nos anos seguintes.

Assim, ano após ano, o Etios incorporou equipamentos, ganhando até câmbio automático anos depois.

As vendas, no entanto, nunca chegaram próximas às de HB20 e Onix.

Porém, o compacto sofreu um novo “golpe” em 2018, quando a Toyota resolveu lançar no país o Yaris, compacto maior, mais moderno e refinado, porém, com a mesma motorização 1.5.

Assim, o Etios passou a fazer menos sentido, mesmo sendo mais em conta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários