Veja como fazer um anúncio para vender o carro na internet

Aumento na procura por usados pode ser bom momento para vender melhor os veículos
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Veja como fazer anúncio para vender carro

Vender um veículo é uma tarefa que exige tempo e paciência do vendedor, seja este uma loja ou uma pessoa que queira passar o veículo adiante. Por isso, fazer um anúncio para vender o carro é tão importante.

Recentemente, o mercado viu alta na procura por carros usados no Brasil. Até por isso, também há um grande número de ofertas, o que aumenta a disputa entre quem está vendendo.

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Só que a internet oferece recursos que podem te ajudar neste momento, como no caso das redes sociais. É comum que os usuários se deparem com conteúdos interessantes, mesmo quando não curtem a página de determinada empresa.

Isso acontece por conta da capacidade de segmentação dessas plataformas, que encaminham o anúncio certo, para a pessoa certa e no momento mais adequado.

Sites de anúncios são alternativas para vender carros
Sites de anúncio são plataforma de vendas

Então, se a sua loja de veículos está com um modelo parado há um tempo, por meio das redes sociais vai encontrar aquele comprador que há tempos você vem procurando.

Essa solução, além de mais inteligente e prática, também é mais rentável, mas isso não impede que você invista em outros tipos de anúncios.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como funcionam os anúncios pelas redes sociais, como eles devem ser produzidos e quais outras opções você pode ter. Confira!

Como funciona o anúncio nas redes sociais

Com certeza, a sua loja de veículos possui, pelo menos, um perfil em uma rede social. Essas plataformas caíram no gosto dos usuários, então estar presente nelas é muito importante para conquistar o cliente desejado.

Também é uma maneira de reduzir a burocracia na hora de encontrar potenciais compradores para seus veículos. E dentre as plataformas mais apropriadas para esse tipo de anúncio estão Facebook e Instagram.

Nesses sites, é possível encontrar todo tipo de empresas, desde lojas de carros até aquelas especializadas em segurança patrimonial. Por isso, é essencial estar lá para ter bons resultados.

Só que, além disso, você precisa saber como fazer um anúncio para vender o carro em cada uma delas. Por isso, a seguir, vamos mostrar como fazer isso, veja:

Como anunciar no Facebook

Facebook Marketplace é plataforma de anúncios
Facebook Marketplace é local para negociar produtos e serviços

No Facebook, você tem duas opções para fazer um anúncio para vender carro, sendo por meio do Facebook Ads e do Marketplace.

Para anunciar no Marketplace, clique no ícone dessa opção no app do Facebook no telefone. Toque no ícone de câmera e selecione “veículos à venda”. Escolha as fotografias e clique em “avançar”. Preenche detalhes sobre o carro, como:

  • Ano;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Quilometragem;
  • Acessórios;
  • Entre outros pontos.

Selecione se ele possui câmbio manual ou automático e toque em “avançar”. Descreva as condições do veículo em detalhes, como garantias, histórico de acidentes, dentre outras informações.

Escolha onde deseja publicar o anúncio, como seu perfil ou grupos de venda no Facebook. Ao terminar é só tocar em “publicar”. Ao finalizar, as pessoas interessadas entrarão em contato com você pelo Messenger. Lembre-se, esse tipo de anúncio é gratuito.

Para criar um anúncio para vender carro pelo Facebook Ads é possível escolher vários formatos, como vídeos, imagens, coleção (que exibe um catálogo), carrossel (exibindo até 10 imagens ou vídeos), apresentação de multimídia (anúncios com som), entre outros.

O custo vai depender de alguns fatores, mas começa a partir de R$ 5,00. Por exemplo, uma empresa de blindagem automotiva pode pagar pela duração e programação do anúncio, características da audiência, relevância do anúncio, posicionamento e método de lance.

Como anunciar no Instagram

Para anunciar pelo Instagram, o primeiro passo é criar um perfil comercial, o que é muito importante e vantajoso para a sua loja. Feito isso, é necessário configurar essa conta, associando-a ao Gerenciador de Negócios do Facebook.

Selecione a opção “criar campanha” para começar o anúncio, feito isso, defina o orçamento e o tempo de veiculação. O pagamento pode ser feito por meio de boleto ou cartão de crédito. O valor varia de R$ 0,20 a R$ 1,35 por clique.

Assim como uma empresa de transporte de carros, sua loja precisa definir o público-alvo para segmentar a campanha. É possível fazer isso escolhendo opções como gênero, idade, localização, interesses, dentre outras informações.

Feito isso, escolha a opção “editar posicionamento” e selecione apenas o Instagram, para que o anúncio do carro apareça apenas no Instagram.

Enfim, chegou o momento de criar o seu anúncio, sendo que nessa rede você pode criá-lo do zero ou selecionar uma opção que já existe. Depois, você pode incluir uma chamada, como “fale conosco” ou “saiba mais”.

Dicas para produzir anúncios nas redes sociais

Agora que você já sabe como funcionam os anúncios pelas redes sociais, vamos dar algumas dicas para criar campanhas atraentes para seu público nas duas plataformas. 

Então, dentre as melhores dicas, temos:

Cuidar da comunicação visual

Mais do que criar uma campanha que vende o seu produto, uma empresa, como no caso de uma fabricante de cobertura para carros, usa essa plataforma para se relacionar com seus clientes.

A comunicação visual é muito importante nos seus anúncios, pois ela ajuda a contar uma história, a transmitir uma sensação e a despertar sentimentos nos clientes.

Por isso é necessário que as campanhas contem com imagens dos veículos, que despertem o desejo de compra e o interesse dos seguidores.

O texto também pode ser incrementado com emojis, pois eles transmitem o sentimento que você quer despertar no cliente.

Testar as publicações gratuitas

Tanto no Facebook quanto no Instagram é possível usar suas publicações para criar um anúncio. Antes de pagar por uma campanha totalmente criada do zero, analise suas postagens normais.

Algumas têm mais engajamento do que outras, então, elas podem ser um ótimo caminho para atingir um público maior.

Além disso, posts gratuitos que tiveram mais alcance fornecem um insight sobre o tipo de anúncio mais apropriado para seu público.

Segmentar bem a campanha

O trabalho com a mídia tradicional, por exemplo, usando um banner promocional, não exige a segmentação do público, mas nas redes sociais, independentemente da plataforma que esteja usando, isso é muito importante.

Aliás, é exatamente por conta da segmentação que esses anúncios são mais eficientes. Dessa forma, sua loja vai direcionar a campanha usando como base interesses, gostos, comportamentos, entre outras informações.

Alternar os anúncios frequentemente

A repetição é uma estratégia usada para fixar uma mensagem na mente do consumidor e também para chamar a atenção, assim como faz um adesivo refletivo.

Contudo, no caso das redes sociais, o engajamento é a peça mais importante e os anúncios vão aparecer no feed dos seguidores. E é aqui que surge a necessidade de pensar em conteúdos novos.

Se a mensagem for muito repetitiva, pode mais afastar o cliente do que atraí-lo, mesmo que o carro anunciado seja o sonho de consumo dele. Por isso, alterne os anúncios a cada três ou cinco dias, pelo menos.

Entenda como anunciar em negócios físicos

Além das redes sociais e mídias em geral, existem outras formas de anunciar o veículo para vendas, por exemplo, com a impressão de banner na sua loja. Eles podem ficar expostos na entrada do estabelecimento, de modo a chamar a atenção de quem passa por ali.

Trata-se de uma estratégia bem diferente das redes sociais, mas que pode até mesmo complementá-las. Por exemplo, inclua nele o anúncio do veículo e peça para as pessoas seguirem a sua loja no Instagram ou Facebook para saber mais.

Também o banner depende de um bom trabalho em comunicação visual. Ele deve ser trabalhado nas cores da sua loja, assim como faz uma fábrica de placas de sinalização de segurança.

Inclua uma fonte adequada e a imagem do veículo, aliás, esse item também pode ser exposto em estabelecimentos parceiros.

Por exemplo, a loja de carro pode fazer uma parceria com um posto de gasolina, onde o comprador ganha tanque cheio. Ao expor o banner no posto, os clientes vão saber da parceria, conhecer o veículo e saber como entrar em contato.

O preço dos banners varia bastante, isso depende do seu tamanho, das cores usadas, quantidade de informações, inserção ou não de imagens, dentre outras características. O preço mínimo é de R$ 25,00.

Com relação à comunicação visual, ela também tem um custo que vai depender das suas escolhas, do material para merchandising que vai usar, dentre outras necessidades.

Conclusão

Vender um veículo é sinônimo de muito trabalho em divulgação. No Brasil, a maioria das pessoas tem carro e depende dele para uma série de necessidades do dia a dia. Por isso, você vai investir em anúncios de um bem necessário.

As redes sociais são ótimas plataformas para isso, principalmente o Facebook e o Instagram, que são as duas maiores e as que mais reúnem o perfil de pessoas interessadas em compras de veículos.

É claro que você também pode anunciar em outras, como LinkedIn e YouTube, tudo vai depender do seu público-alvo. E não se esqueça de que as mídias offline podem te ajudar a complementar as ações online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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