Existe carro popular no Brasil? Mostramos porque Kwid e Mobi devem ser os últimos do tipo

Eles são os únicos à venda no país por menos de R$ 50 mil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Renault Kwid e Fiat Mobi são os carros mais baratos do Brasil, custando, respectivamente, R$ 42.090 e R$ 42.278. Depois deles, todos os demais veículos novos já passam de R$ 50 mil. Assim, os dois modelos são os únicos que podem receber o selo de “carro popular” no país.

Eles também podem ser considerados os últimos populares, já que esse tipo de veículo parece estar em extinção. Isso porque leis de emissões de poluentes e de segurança veicular têm avançado (para o nosso bem, é preciso ressaltar) e tornado os carros melhores, só que mais custosos.

VEJA MAIS

Com margens menores, as fabricantes preferem investir em modelos mais caros e mais lucrativos. Assim, os populares, antes oferecidos por quase todas as marcas, agora começam a ser raridade.

Fiat Mobi Easy e Renault Kwid Life

Estão mais acessíveis?

Essa é outra polêmica em torno do carro popular. Comparamos os preços dos modelos mais baratos do país em 2021 com os de 10 e 20 anos atrás e calculamos quantos meses de salário mínimo da época eram necessários para levar um carro de entrada para casa. Veja os resultados na tabela abaixo:

anocarropreço do carrosalário mínimomeses necessários
2001Fiat UnoR$ 12.000 (aprox.)R$ 18067 meses
2001Volkswagen GolR$ 14.000 (aprox.)R$ 18078 meses
2011Fiat UnoR$ 23.000 (aprox.)R$ 54542 meses
2011Chery QQR$ 23.000 (aprox.)R$ 54542 meses
2021Renault KwidR$ 42.090R$ 1.10038 meses
2021Fiat MobiR$ 42.278R$ 1.10038 meses

Os populares melhoraram?

Essa resposta é simples. Melhoraram muito! Carro popular ainda é sinônimo de veículo compacto e com motor 1.0. Só que os modelos de entrada de hoje oferecem muito mais em segurança e até equipamentos, ainda que isso aconteça por força da lei.

Desde 2014, todos os carros novos devem ter airbags frontais e freios ABS. A partir de 2020, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça são obrigatórios para todos os ocupantes.

Assim, nem é preciso pensar muito para descobrir que é mais seguro estar em um Mobi ou Kwid em um acidente hoje do que em um Gol ou Uno em um hipotético acidente semelhante em 2001.

Volkswagen Gol Special era um dos carros mais baratos do país em 2001

Agradecimentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários