Avaliação: Fiat Argo Trekking 1.8 agrada, mas preço é de Renegade

Hatch aventureiro tem design moderno, só que pode passar de R$ 90 mil
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Os aventureiros urbanos surgiram com tudo no fim dos anos 90. O jeitão off-road encantou milhares de consumidores, mas os SUVs compactos tomaram o lugar da maioria deles. Só que pouca gente imaginava que o segmento resistiria graças a modelos como Renault Stepway e Hyundai HB20X.

Ambos são concorrentes diretos do Fiat Argo Trekking. Lançada em 2019, a versão aventureira ganhou a motorização 1.8 e câmbio automático pouco tempo depois.

Só que o hatch acabou ganhando um rival de peso bem conhecido: o Jeep Renegade. Parece estranho, mas você vai entender o motivo nesta avaliação.

Design

Aventureiro tem visual chamativo, mas não apela para itens de gosto duvidoso

O Argo já tem quase quatro anos de vida, mas ainda tem desenho atual. É por isso que a única mudança feita na linha 2021 do modelo foi a adoção de um novo logotipo na grade frontal. Logo abaixo dele fica uma bandeirinha estilizada da Itália inspirada no antigo logotipo da Fiat com barras diagonais.

Ao contrário dos aventureiros do passado, o Argo Trekking sabe chamar atenção sem apelar para o exibicionismo. Estão lá os apliques de plástico nos para-choques e as molduras nos para-lamas. Adesivos também marcam presença na parte inferior das portas, no capô e até no teto.

Mesmo assim, o resultado geral é equilibrado. A versão aventureira se destaca do restante da gama e agrada até quem gosta de um estilo mais esportivo.

Por dentro, o carro é bem mais discreto. Os bancos de tecido possuem padronagem exclusiva de bom gosto, mas a unidade avaliada pelo Primeira Marcha tinha revestimento em couro preto.

Desempenho

Motor 1.8 entrega até 139 cv com etanol

O motor 1.8 e.torQ entrega até 139 cv e 19,3 kgfm quando abastecido com etanol. Se abastecido com gasolina, os números despencam para 135 cv e 18,8 kgfm.

Seu funcionamento é um pouco áspero, com respostas até bruscas em algumas situações. A transmissão automática de seis velocidades também não contribui muito nas retomadas e acelerações. A caixa demora um pouco para realizar reduções de marcha, mas é possível fazer as trocas de forma sequencial por toques na alavanca.

Apesar de tudo, o hatch é mais esperto do que outros modelos que utilizam o mesmo conjunto, como o Jeep Renegade. Segundo a Fiat, o aventureiro precisa de 10,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h.

O consumo poderia ser melhor: de acordo com o Inmetro, o Argo Trekking faz 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol. Se for abastecido com gasolina, os números são de 9,4 km/l e 11,9 km/l, respectivamente.

Preço e itens de série

Completão, o Argo Trekking passa dos R$ 90 mil

O Fiat Argo Trekking está à venda por R$ 85.306 (preço válido em São Paulo em abril de 2021).

Sai de fábrica com assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, computador de bordo, faróis de neblina, pneus de uso misto, rodas de liga leve de 15 polegadas e sensores de estacionamento traseiros, entre outros itens.

A central multimídia UConnect tem tela tátil de sete polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Porém, o item ainda não traz a atualização presente na nova Strada. Assim, o espelhamento da tela do smartphone ainda depende de cabos para ser realizado.

A lista de opcionais traz o pacote Trekking Full, de R$ 6.487. Ele acrescenta câmera de ré, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, apoia-braço central no banco do motorista, volante revestido em couro, revestimento em couro ecológico e banco traseiro bipartido.

Caso não queira todos os itens, o cliente pode optar pelo pacote Trekking Plus. Por R$ 2.789, o carro ganha câmera de ré, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão e ar-condicionado digital.

Se equipado com todos os opcionais (incluindo pintura metálica), o Argo Trekking sai por salgados R$ 93.652. Ou seja, mais do que o pedido pelo Jeep Renegade STD, de R$ 92.984.

Vida a bordo

Cabine tem visual moderno e bom acabamento

O Argo Trekking é um carro bastante gostoso de guiar. A posição de dirigir não é alta como nos SUVs, mas a suspensão elevada diferencia a versão aventureira das demais configurações.

O acabamento é de boa qualidade, mesmo com plásticos por toda a cabine. Os bancos tem densidade adequada e a direção elétrica é bastante leve. O motorista desfruta de boa visibilidade e o espaço interno é muito bom, inclusive no banco de trás.

Já o porta-malas tem uma boa capacidade volumétrica de 300 litros.

Vale a pena?

Talvez. O Fiat Argo Trekking é um bom aventureiro e agrada quem gosta de um visual mais descolado. Porém, é bom lembrar que o SUV compacto derivado do Argo será lançado no segundo semestre deste ano.

Caso você queira um carro com mais personalidade e maior, recomendamos esperar mais alguns meses. Ou então leve para casa um Renegade.

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