Parece que o coronavírus está sob controle na China, justamente o epicentro da pandemia no fim de 2019. Por isso, os chineses realizam o Salão de Xangai 2021, que traz novidades interessantes.
Ford Evos
Um SUV cupê com ares de perua deve inspirar o sucessor do sedã Fusion. Parece confuso, né? Este é o Evos que repete o nome de um carro-conceito revelado pela Ford no Salão de Frankfurt de 2011. Embora a marca diga que o carro foi desenvolvido apenas para o mercado chinês, rumores apontam que o projeto dará origem ao modelo que tomará o lugar do Fusion/Mondeo na Europa.
Com espaço para sete pessoas, o Evos tem porte imponente. Por dentro, há espaço para sete pessoas e uma gigantesca tela horizontal de 43 polegadas. Além do painel digital de 12,3 polegadas, o sistema de entretenimento ostenta uma tela de 27 polegadas com resolução em 4K. Existe até suporte à tecnologia de inteligência artificial da chinesa Baidu.
O Evos será vendido com tecnologia de condução semiautônoma de nível 2. Ou seja, o carro poderá rodar sem intervenção do motorista em estradas selecionadas.
VW ID.6
Grande atração da Volkswagen no Salão de Xangai 2021, o SUV de sete lugares foi feito para o mercado asiático. Disponível em duas versões (chamadas de “X” e “CROZZ”), o modelo é 30 centímetros mais longo do que o ID.4. Pode levar até sete passageiros, distribuídos em três fileiras de bancos.
A plataforma é a mesma modular MEB de ID.3 e ID.4. O ID.6 tem dois motores elétricos (um em cada eixo), resultando em uma potência combinada de 225 kW, ou aproximadamente 306 cv.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 6,6 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. A autonomia declarada varia de 436 km a 588 km, de acordo com o ciclo chinês NEDC.
Toyota bZ4X
Defensora ferrenha dos carros híbridos, a Toyota não esquece dos veículos elétricos. Prova disso é o bZ4X, um conceito que antecipa um SUV elétrico que estreia em 2022.
O design lembra um pouco o do RAV4, mas com vários toques futuristas. Por dentro, a cabine é mais tradicional. Mesmo assim, ainda há espaço para algumas ousadias. O painel de instrumentos fica em posição mais elevada e afastada do motorista.
Feito sobre a plataforma e-TNGA, o futuro SUV será feito na China e Japão em meados de 2022. A Toyota pretende lançar 15 modelos 100% elétricos, sendo que sete deles usarão a nomenclatura bZ (de “Beyond Zero”, ou “Além de Zero”).
Maserati Levante Hybrid
A Maserati é mais uma marca esportiva a se render aos híbridos. O Levante Hybrid combina um 2.0 de quatro cilindros movido a gasolina com um sistema híbrido-leve de 48 volts.
A potência declarada é de 330 cv, com torque máximo de 45,9 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades e o carro está disponível exclusivamente com tração integral.
Por fora, o Levante híbrido possui alguns detalhes em azul que identificam a versão. Segundo a Maserati, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.
Audi A6 e-tron
A Audi trouxe o A6 e-tron Concept no Salão de Xangai 2021. O sedã com ar futurista antecipa a próxima geração do A6, com o qual tem dimensões semelhantes. São 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura.
O sedã será o primeiro Audi feito sobre a plataforma PPE – ou “Premium Platform Electric” -, desenvolvida em conjunto com a Porsche. Essa base será aproveitada em outros modelos da marca, como os futuros Q5 e-tron e Q6 e-tron.
Apesar de não trazer o sobrenome Sportback, o A6 e-tron tem perfil de cupê de quatro portas. Isso causa uma bela confusão, já que esta versão do A6 é o atual A7.
Seja como for, o A6 e-tron antecipa elementos visuais dos próximos carros da Audi. A marca afirma que o sedã tem um motor elétrico de 476 cv e 81,6 kgfm. A autonomia máxima é estimada em 700 quilômetros.