Honda Accord híbrido: vale a pena esperar pelo sedã que é mais econômico que um Kwid?

Preço não foi divulgado, e versão vai substituir a atual 2.0 turbo
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O Honda Accord será o primeiro dos três híbridos prometidos pela marca no mercado brasileiro até 2023. Ele chega no começo do segundo semestre, importado dos Estados Unidos. Até pela distância do lançamento, o preço ainda não foi revelado.

Porém, deve ser mais alto do que os R$ 267.400 cobrados pela Honda (R$ 257.900 em todos os demais estados, que não São Paulo) pelo Accord atual, já avaliado por nós, e que usa um motor 2.0 turbo.

O novo híbrido, chamado de E:HEV, vai substituir a versão atual, como a única oferecida no Brasil.

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Honda Accord híbrido
Honda Accord híbrido faz 17,6 km/l

3 motores

O Accord híbrido tem um motor 2.0 aspirado a gasolina de 145 cv e 17,8 kgfm e dois elétricos, que totalizam 184 cv e 32,1 kgfm.

Porém, ao contrário de praticamente todos os outros carros híbridos, o Accord e:HEV não utiliza as duas motorizações simultâneas para mover o veículo. Até por isso, a Honda não informou a potência combinada entre os motores. Nos Estados Unidos, ela é de 215 cv.

Honda Accord híbrido tem 3 motores
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O Accord híbrido tem três modos de condução:

  • EV: o Accord é movido apenas pelos motores elétricos. Funciona na partida, em baixas velocidades e na desaceleração;
  • Hybrid: nesse modo, o motor a combustão funciona como gerador para o motor elétrico, mas não traciona as rodas. Ele é usado em acelerações em ciclo urbano, por exemplo;
  • Engine: esse é o único modo em que o motor 2.0 a combustão traciona as rodas. Ele é usado apenas em altas velocidades, em uma estrada, por exemplo. Segundo a Honda, é nessa situação que o propulsor a gasolina é mais eficiente.

De acordo com a Honda, na maior parte das ocasiões, o sedã é empurrado pelos motores elétricos.

Conjunto híbrido tem motor 2.0 a gasolina e outros dois elétricos
Conjunto híbrido do Honda Accord

Mais econômico que um Kwid

A Honda ainda informou os números de consumo do Accord híbrido no Brasil. De acordo com o Inmetro, na cidade, o sedã é capaz de rodar 17,6 km com um litro de gasolina. No ciclo rodoviário, a média é de 17,1 km/l.

O consumo rodoviário mais alto ocorre porque, em velocidades mais altas, o Accord é movido pelo motor a combustão, e não o elétrico.

De qualquer forma, o Accord híbrido é mais econômico que um Renault Kwid, capaz de rodar 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.

Mais equipamentos

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Além da configuração híbrida, a Honda ainda introduziu novos equipamentos na linha 2021 do Accord.

Agora, o sedã traz um carregador por indução mais potente, além de permitir que celular com Android Auto e Apple CarPlay possam se conectar sem a necessidade de cabo à central multimídia. Por fim, os passageiros do banco traseiro terão duas entradas USB.

Conclusão

Apesar de a Honda não divulgar informações de desempenho, é bem provável que o Accord híbrido seja mais lento do que o modelo a combustão.

Se a Honda conseguir oferecer o modelo por menos de R$ 300 mil, ele pode ser um dos híbridos mais completos do país.

Porém, terá que concorrer com modelos como o Toyota RAV4, que sai por R$ 275 mil, e com o BMW 330e, que parte de R$ 330 mil.

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