Entre os lançamentos, estão os inéditos Kia Niro e Audi RS e-tron GT, além de versões híbridas de Jeep Renegade e Compass.
A cada ano, o número de carros híbridos e elétricos lançados e vendidos no Brasil aumenta. Em 2021, não será diferente. Marcas como Audi, Porsche e Volvo vão investir pesado para aumentar a presença nesses segmentos.
Outras, como Jeep, Fiat e Peugeot, entrarão com novos produtos que prometem agitar o mercado.
Assim, nossa lista chegou a 17 lançamentos das mais diversas propostas e carrocerias, incluindo até esportivos.
Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as novidades:
Audi e-tron S Sportback
Se os 407 cv do e-tron Sportback não parecem suficientes, a Audi vai resolver esse problema com a chegada de uma versão com a assiantura S.
A nova configuração entrega 503 cv, ele tem quase 100 cv extras do que os 407 cv da opção “convencional”. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,5 segundos, contra 5,7 segundos do e-tron sem o S no nome.
Audi e-tron GT
Terceiro modelo elétrico da Audi no Brasil, o e-Tron GT é um sedã de quatro portas com jeitão de cupê. Compartilha a plataforma com o Porsche Taycan e tem medidas praticamente idênticas, com comprimento próximo dos 5 metros e entre-eixos na casa dos 3 metros.
A potência é de 590 cv, suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e autonomia de cerca de 400 km.
Audi RS e-tron GT
Versão mais extrema do e-tron GT, o RS foi confirmado pela Audi para chegar no segundo semestre. Com um motor elétrico em cada eixo, a potência deve ficar próxima dos 700 cv.
Fiat 500
Prometida para 2020, a nova geração do 500 acabou ficando para 2021 por culpa do coronavírus.
Quando chegar, o modelo será provavelmente o veículo elétrico mais carismático do país. Ele tem motor de aproximadamente 120 cv e autonomia para rodar mais de 300 km com uma carga de bateria. Seu preço, porém, deve ficar acima dos R$ 200 mil.
Ford Escape
A Ford vai investir forte em SUVs em 2021. Além do Bronco, a marca também vai trazer o Escape para o Brasil. Ele será vendido em versão única, híbrida. Ela combina um 2.5 a combustão e outro elétrico. Somados, entregam até 225 cv.
O Escape será posicionado acima do Territory, próximo ao Bronco, mas abaixo do Edge.
Honda Accord
Prometido como primeiro híbrido da Honda a ser vendido no Brasil, o Accord pode pintar no país já em 2021. Seu conjunto é composto um motor 2.0 a gasolina e dois elétricos que, juntos, entregam 215 cv.
Jeep Compass
Promessa para 2020 adiada para 2021, o Compass híbrido vai completar a gama de opções para o SUV no Brasil. Na Europa, ele tem duas configurações de potência.
Os motores elétricos entregam sempre 60 cv. A diferença está no rendimento do 1.3 turbo: 130 cv ou 180 cv. Com isso, a soma pode ser de 190 cv ou 240 cv.
Jeep Renegade
No caso do Renegade híbrido, o motor 1.3 vem na versão de 130 cvEle também é combinado com o elétrico de 60 cv.
O motor a gasolina é o responsável por tracionar as rodas dianteiras. Já o elétrico fica com as rodas traseiras. Até por isso, a Jeep batizou as versões híbridas de 4xe, em vez de 4×4.
Kia Niro
Na entrega do prêmio do Uol Carros, o presidente da operação brasileira da Kia, José Luiz Gandini prometeu o lançamento do híbrido para o primeiro trimestre de 2021.
O Niro é um SUV empurrado por um motor 1.6 litro de 105 cv que atua em conjunto com um motor elétrico de 44 cv. Na Europa, seu consumo pode ser superior a 20 km/l.
Mini Cooper SE
Prometido para 2020, a versão elétrica do Mini é mais um modelo que ficou para 2021.
Apresentado no Salão de Frankfurt de 2019, ele tem autonomia de até 270 km, provenientes das baterias de íons de lítio subdivididas em 12 módulos. São 187 cavalos de potência e torque instantâneo de 27,5 kgfm.
Peugeot 208 e-GT
O começo do ano marca o lançamento do primeiro veículo elétrico da Peugeot no Brasil. É a versão e-GT do 208, que chega importada da França.
Seu propulsor entrega 136 cv e 26,5 kgfm. Com isso, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, e promete agradar quem espera uma condução mais dinâmica. A má notícia é que seu preço muito provavelmente ficará acima dos R$ 200 mil.
Porsche Panamera 4S E-Hybrid
Um sedã de 560 cv que pode rodar 54 km apenas no modo elétrico. Essa potência toda vem do novo V6 de 2.9 litros que entrega 440 cv e do propulsor elétrico, que entrega outros 136 cv.
Além disso, o Panamera ganhou uma leve reestilização, que inclui faróis mais separados, novas tomadas de ar e uma barra que liga as lanternas. Na versão 4S E-Hybrid, seu preço já está definido: R$ 649 mil.
Porsche Taycan
Uma versão “de entrada” do Taycan está prevista para 2021. Assim como em outros modelos da marca, ela não terá um “sobrenome”, e será identificada apenas como Taycan.
Não há informações técnicas sobre ela, mas especula-se que terá tração traseira, em vez de integral. Certamente custará menos que os R$ 589 mil pedidos pela configuração 4S, atualmente a opção mais em conta da linha.
Renault Zoe
Pouco depois de ser lançado no Brasil, no fim de 2018, o Zoe passou por importantes mudanças na Europa.
As baterias ganharam maior capacidade de armazenamento, o que garante autonomia 20% maior, chegando a 390 km. O motor elétrico, que antes entregava até 92 cv, agora rende até 136 cv.
Volkswagen e-Up
Parece que a Volkswagen achou o caminho para o Up, ao menos na Europa. Sua versão elétrica é sucesso de vendas no continente, e será a aposta da fabricante para entrar nesse mercado aqui no Brasil.
Importada da Eslováquia, ela chegará com a carroceria mais curta em relação ao similar brasileiro.
O e-Up ainda tem condições de ser o elétrico mais em conta do país. O pequenino traz motor de 83 cv e 21,6 kgfm, que não promete fazer feio. A autonomia é de 260 km, o que reforça seu uso urbano.
Volvo XC40 Recharge
Depois dos híbridos, a Volvo vai começar uma nova era no Brasil: a dos elétricos.
O primeiro modelo do tipo no país será o XC40 Recharge. Mesmo sendo menor do que outros SUVs elétricos, como Mercedes EQC, Audi e-tron e Jaguar I-Pace, ele terá números parecidos.
Seus dois motores entregam 413 cv e 67,3 kgfm de torque. Com isso, segundo a Volvo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos.
Com 400 km de autonomia, as baterias de 78 kWh precisam de 40 minutos para ter 80% de sua carga.
Volvo SUV médio cupê elétrico
Esse modelo sequer tem um nome definido ou teve o desenho revelado, mas já está confirmado para o Brasil.
Certo é que ele deve inaugurar a linha de SUVs com jeito de cupê na Volvo.
A chegada será bem no final do ano, quase em 2022.
Especial carros 2021
Esta é a quarta matéria da série especial de lançamentos previstos para 2021. Nos próximos dias, você vai acompanhar as novidades de outros segmentos: