A Mercedes-Benz revelou nesta quinta-feira (15) o EQS, que pode ser considerada a versão elétrica do sedã de luxo Classe S.
Mas o EQS aparenta ser mais do que isso, e deve se tornar referência em vários aspectos, inclusive podendo ser invejado pela Tesla, com seu Model S.
E o melhor de tudo é que ele chega ao Brasil ainda em 2021, no último trimestre. Os preços ainda não foram revelados.
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Nova referência
Com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,20, ele é o veículo de produção mais aerodinâmico do mundo, superando o Model S (0,208).
Sua autonomia, de até 770 km, também é superior à do sedã de Elon Musk, cujo alcance máximo, segundo a empresa, é de pouco mais de 660 km. É preciso considerar, claro, que o modo de condução interfere diretamente em quanto um carro elétrico roda.
Mesmo em termos de conectividade, tema que a Tesla costuma se sair muito bem, o Mercedes-Benz EQS se destaca. O novo sedã traz como opcional a “tela gigante”, chamada de Hyperscreen (ou hiper tela, na tradução livre), apresentada em janeiro, na CES.
Somadas, as 3 superfícies têm mais de 40 polegadas e ocupam 1,40 metro, praticamente toda a largura da cabine. A primeira delas, de 12,3 polegadas, funciona como quadro de instrumentos. Ao lado, a maior delas, com 17,7 polegadas, é a central multimídia. Por fim, o passageiro ainda tem um monitor de 12,3 polegadas do lado direito.
O EQS traz ainda o sistema de inteligência artificial da marca, chamado de MBUX, que entende e responde em 27 diferentes idiomas, além de aprender os gostos do motorista.
Até 523 cv
A Mercedes ainda promete desempenho de carro esportivo com o EQS. Em sua versão mais potente, chamada de EQS 580, são 523 cv e 87,2 kgfm, capazes de levar o sedã de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
Na opção mais branda, a EQS 450, os motores elétricos entregam 333 cv e 57,9 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h em ambas as versões.
Nos dois casos, as baterias têm capacidade de 107,8 kWh, e podem ser carregadas em postos rápidos de 200 kW. Nesse caso, o tempo para uma recarga completa é de apenas 31 minutos.
Se você não achou esses números empolgantes o suficiente, a Mercedes já disse que está planejando uma versão com 760 cv. Coincidência ou não, essa é a mesma potência do Porsche Taycan Turbo S no modo de arrancada.
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