Renovação de CNH e transferência de veículo seguem afetados pela pandemia; veja como estão os serviços

Coronavírus afetou o funcionamento dos Detrans de todo o país
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Carteira nacional de habilitação, CNH
CNH terá validade maior

Serviços relacionados ao trânsito, como transferência de veículo ou renovação da CNH, tiveram suas rotinas alteradas por conta da pandemia do coronavírus. Desde o ano passado, parte dos processos foi suspensa ou modificada.

O comércio considerado não essencial fechou, como lojas de roupas, eletrodomésticos, academias, entre outros. Os cidadãos passaram a ter acesso apenas àquilo que era considerado extremamente importante, como farmácias e supermercados.

VEJA MAIS

Só que no meio de tudo isso, a emissão de documentos importantes, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentos veiculares comuns e até outros tipos, como passaportes e mesmo a emissão de seguros foram afetados também.

No caso do passaporte, os cidadãos podem esperar o momento mais oportuno para renovar ou tirar a primeira via, tendo em vista que as viagens internacionais também estão paradas. Mas e quanto aos documentos que usamos no dia a dia, como a CNH ou uma transferência de veículo? Como proceder? É sobre isso que vamos falar aqui, então, se você tem dúvidas, acompanhe o texto.

O que mudou com a pandemia?

Em junho de 2020, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a Resolução 782/20, que alterou os prazos e processos relacionados ao Sistema Nacional de Trânsito.

A partir de 1º de dezembro de 2020, vários serviços tiveram seu prazo prorrogado, como no caso da renovação da CNH, transferência de veículo e licenciamento de 0 km.

O objetivo é evitar que as pessoas se dirijam até as unidades que regularizam esses serviços. Então, a organização de todos os documentos será feita de forma escalonada, assim, os motoristas podem ficar tranquilos.

Assim como as empresas de consultoria telefonia empresarial e muitas outras investiram em soluções para continuar atendendo durante a pandemia, os órgãos responsáveis definiram calendários para que os serviços do Detran sejam realizados.

Inclusive, diversos especialistas e empresas da área acreditam que a digitalização dos serviços foi a melhor forma de resolver as pendências de um jeito rápido e simples.

Detran voltou a realizar alguns serviços de forma presencial
Alguns serviços do Detran foram retomados

Então, no site do órgão de trânsito responsável pelo seu estado, o cidadão pode contar com mais 90 opções, sendo que algumas instituições contam com aplicativos e diversos serviços, como renovação de CNH, transferência de veículo, venda e registro, licenciamento, tudo virtualmente.

Para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista terá 12 meses de prazo, a partir do mês de vencimento original. Por exemplo, se a sua habilitação venceu em dezembro de 2020, o prazo para renovação é dezembro de 2021. Se venceu em junho de 2020, o prazo é junho de 2021.

Esse procedimento também se aplica à Permissão Para Dirigir (PPD) e à Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Os motoristas podem renovar a CNH no portal do órgão responsável ou aplicativo da instituição.

Só poderá solicitar o documento quem estiver em situação regular. Então, assim como você conta com uma consultoria contábil para se informar sobre possíveis pendências, verifique também a situação da sua habilitação.

Documentos cassados ou suspensos não podem ser renovados, assim como os que estão sem alteração dos dados cadastrais.

Desde maio de 2020 já houve mais de 1 milhão de solicitações de renovação pelo aplicativo.

Além dos pontos citados anteriormente, para as pessoas que compraram veículos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020, o prazo para transferência foi até 31 de dezembro do mesmo ano.

No caso de veículos novos, o registo e o licenciamento poderiam ser feitos até 31 de janeiro de 2021. Vamos dar alguns dados atualizados mais adiante.

Assim como o processo de reciclagem de lixo eletrônico não mudou durante a pandemia, o calendário de licenciamento também não sofreu alterações.

Ou seja, em novembro são licenciados veículos com placa final 9, e caminhões com final 6, 7 e 8; dezembro placa final 0, caminhões 9 e 0 e assim por diante, conforme já está estabelecido.

Transferência de veículos mudou com a pandemia
Prazos para licenciamento foram mantidos, mas documento agora é digital

A maior novidade, entretanto, é que o licenciamento agora é 100% digital, e durante todos esses meses de mudança, milhares de motoristas usufruíram das facilidades.

Devido às alterações em alguns prazos por conta da pandemia, é possível atender a todos com mais segurança e agilidade. Cabe à população apenas seguir as datas e os procedimentos.

Muitos serviços podem ser concluídos pelos canais digitais, sem que o usuário precise se dirigir a uma unidade responsável pela organização e licitação destes documentos.

Ou seja, assim como podemos comprar sistema de controle de acesso pela internet, podemos regularizar nossa documentação. A seguir, vamos mostrar como proceder em alguns casos:

Veja como renovar a CNH

Carteira Nacional de Habilitação
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Assim como os serviço impostos, renovar a CNH é importante, visto que é dessa forma que os motoristas podem conduzir dentro da legislação de trânsito e com documento em dia.

Cada estado possui suas próprias diretrizes nesse caso. Por isso, o interessante é pesquisar como funciona o processo na sua região.

No momento, não há impressão de CNH em papel, mas a versão digital está disponível para download, conhecida como CDT – Carteira Digital de Trânsito.

Além disso, o prazo de validade da CNH mudou em abril deste ano, como uma das novidades da reforma do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.

Saiba como fazer a transferência de veículo

Assim como no caso de soluções financeiras para empresas que podem ser solicitadas pela internet, a transferência de propriedade do veículo também passou a ser 100% digital.

Isso vem acontecendo desde janeiro de 2021, uma tendência que também foi acelerada pela pandemia. Além disso, os documentos sofreram essa alteração para atender à Resolução 809 do Contran, que previa a digitalização.

A ATPV deve ser impressa apenas no momento em que o proprietário efetuar a transferência do bem para o comprador. Ele deve se dirigir a um dos canais do Detran para preencher e emitir a ATPV no nome do novo proprietário.

Os passos seguintes seguem normalmente, com as partes se dirigindo até o cartório para reconhecimento de firma e assim efetivação da transferência.

Conclusão

A pandemia, de fato, trouxe muitas mudanças, e nós precisamos nos adaptar. Além disso, podemos contar com os recursos tecnológicos e com as facilidades da internet para regularizar os documentos veiculares.

Ter essa documentação em dia é muito importante para que você possa circular. Como vimos, alguns prazos foram alterados ou estendidos, mas eles ainda existem e devem ser respeitados.

Caso tenha alguma dúvida, procure o Detran da sua cidade, assim, você não perde tempo e garanta sua CNH e o documento do seu carro sempre em dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários