Saiba como avaliar um carro usado antes de comprar e veja como fazer a manutenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em comprar um carro usado? Essa decisão pode ser bastante interessante por vários motivos, sendo a chance de ter acesso a uma boa oportunidade de conquistar um automóvel. E, além da compra, é sempre importante entender como funciona a manutenção veicular de um veículo para avaliar se vale a pena investir. 

No entanto, diferentemente do que ocorre na aquisição de veículos zero quilômetro, é fundamental tomar alguns cuidados no momento de avaliar o automóvel que será comprado, para que o processo seja concluído com sucesso e satisfação. 

VEJA MAIS

Quem nunca ouviu a história de alguém que foi prejudicado em uma negociação de carro usado? Por isso, saber o que fazer para ter a tranquilidade de concluir uma compra positiva é essencial.

De qualquer modo, assim como para escolher serviços contábeis é necessário fazer a pesquisa para encontrar um bom profissional, comprar um carro também exige a procura por um vendedor sério e comprometido com a qualidade do seu produto. 

Se você está no momento de adquirir um automóvel e quer conhecer dicas para isso, então siga na leitura deste artigo e saiba em quais pontos você deve estar atento. 

Avaliando a parte mecânica e estética do carro

Oficina mecânica
Oficina mecânica

Mesmo que muitos motoristas avaliem a parte estética do carro em primeiro lugar, justamente porque ela é a área visível do automóvel, é indispensável verificar como estão as condições gerais do carro. Por isso, consulte elementos como:

  • Condições dos bancos e revestimentos;
  • Lataria em geral;
  • Equipamentos de segurança obrigatórios;
  • Barulhos anormais no motor;
  • Nível de óleo;
  • Sistema de freios;
  • Câmbio;
  • Suspensão;
  • Condição dos pneus.

Tudo isso dá uma visão ampla de como o carro está, o que ajuda a perceber se ele foi sempre bem cuidado pelo antigo dono. 

Quando se busca itens mais específicos, como um modelo que já possua blindagem de carros, é necessário verificar as condições desse serviço antes de comprar um carro.

Para tanto, o indicado pode ser levar o automóvel até um mecânico de confiança, que poderá verificar se todos os itens mencionados estão de acordo com o esperado. 

2. Avaliando a documentação do veículo

Assim como uma grande companhia contrata os serviços de uma empresa de trabalho temporário que forneça toda a documentação necessária dos seus colaboradores, ao comprar um carro você deve estar atento se todos os documentos estão em dia

Para tanto, é necessário verificar no site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) da cidade se todas as taxas estão quitadas, e se não existe nenhuma pendência ou denúncia em relação ao bem. 

Isso evita uma série de fraudes e golpes, como o da clonagem de veículos, que pode trazer uma série de problemas posteriores para o comprador. 

3. Procurando bons vendedores de automóveis

Karvi pretende mudar forma de lojas venderem carros usados
Loja de carros usados

Muitas pessoas têm medo de comprar um carro usado pela possibilidade de serem enganadas. E esse é um cuidado necessário e bastante sério. Dessa forma, é fundamental buscar bons vendedores de automóveis. 

Uma dica nesse sentido é ir atrás da avaliação de revendedores ou em sites de reclamações de consumidores, justamente porque esses são estabelecimentos especializados nesse tipo de processo e sabem das obrigatoriedades de negociações desse gênero. 

Além disso, bons vendedores fornecem um contrato de compra e venda, que asseguram sobre a garantia em cada item do carro, e que realizam o reparo de qualquer problema caso eles venham a acontecer dentro do prazo de garantia estipulado por lei. 

4. Cuidados adicionais

Todo cuidado é pouco quando se trata da compra de um veículo. Isso porque a negociação envolve a compra de um bem de alto valor, e a certeza de que ele está dentro da legalidade e com todos os seus sistemas funcionando perfeitamente pode evitar diversos problemas. 

Sendo assim, é indicado verificar, se quiser, com a ajuda de um despachante, se existem restrições administrativas relacionadas ao número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou do chassi do carro.

Também é necessário consultar se há impedimentos em relação a venda, como uma reserva de domínio ou uma alienação fiduciária, que estão sempre descritos no prontuário do carro junto ao DETRAN.

Por fim, se houve alterações na lataria e mecânica do veículo, elas devem ter sido devidamente comunicadas ao órgão de trânsito, de forma a garantir a legalidade dessas modificações. 

Depois de tudo verificado e confirmado, pode-se prosseguir para o fechamento da compra e assinatura do contrato. Desse modo, o processo é concluído com tranquilidade para o comprador e para o vendedor. 

Ao tomar posse do seu novo carro, não deixe de solicitar orçamentos em empresas de seguros, protegendo o seu veículo e tendo a proteção que uma apólice pode trazer para a rotina do motorista. 

Manutenção veicular 

A manutenção veicular é um dos serviços mais importantes para garantir a segurança dos carros, já que o desgaste mecânico é inevitável, diante do passar do tempo, o uso constante, entre outras situações.

Sendo assim, esse é um procedimento básico para a longevidade dos veículos – e é justamente sobre isso que o artigo vai tratar. Acompanhe a leitura!

Quais são os principais tipos de manutenção veicular?

De forma resumida, a manutenção veicular tem como principal propósito evitar possíveis falhas e outros problemas que podem acometer o veículo. Diante disso, o motorista poderá reduzir o custo de um conserto geral, ou até mesmo ter que trocar de automóvel.

Esse procedimento é tão importante que serve para todos os tipos de máquinas, como a manutenção de aeronaves. A seguir, conheça os principais tipos de manutenção veicular.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva se refere ao serviço de conserto imediato, ou seja, feito em caráter emergencial, quando parte do automóvel sofre alguma falha e é impedido de circular normalmente.

Neste caso, é preciso trocar componentes e peças o quanto antes. Por exemplo, a troca de um kit de embreagem, para evitar que o veículo circule e possa causar acidentes de trânsito.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, tem como objetivo evitar um possível problema. Para isso, é realizado um planejamento assertivo antes de realizar um procedimento, com base na Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF).

Em geral, a manutenção preventiva é feita em grandes frotas de veículos, como forma de prevenir acidentes e evitar perdas de produtividade. Porém, os veículos ficam parados por algum tempo, até o serviço terminar.

A manutenção preventiva também pode ser feita em veículos pessoais, como a instalação de protetor de porta automotivo, que é colocado para evitar acidentes.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva tende a regularizar as condições mecânicas e de desempenho do veículo. Sendo assim, utilizam-se algumas ferramentas específicas, como inspeções visuais, ultrassons, câmeras, entre outros.

Dessa forma, é possível identificar potenciais problemas, antes que eles apareçam. Assim como a manutenção preventiva, a preditiva também é mais comum em grandes frotas.

Quais são as partes do veículo que merecem atenção?

Diante de todas as vantagens da manutenção veicular, é necessário garantir que alguns componentes do automóvel tenham uma atenção maior. Entre essas peças, destacam-se:

Freios

Os freios merecem uma atenção especial, visto que eles garantem a segurança do motorista. Diante disso, a manutenção veicular verifica o estado geral do sistema de freios, incluindo as pastilhas, o fluido e evitar o desgaste dos discos.

Pneus

Pneus são item importante no veículo
Verificar os pneus é uma ação importante na manutenção do veículo

Os pneus também são peças muito importantes para os carros. Afinal de contas, eles garantem a estabilidade e a aderência do veículo ao solo. Sendo assim, problemas com a peça podem afetar o funcionamento dos freios, aumentando o risco de acidentes.

Por isso, alguns procedimentos de manutenção veicular dos pneus são o alinhamento, balanceamento e calibragem, que impedem a deterioração precoce dos revestimentos.

Troca de óleo

A troca de óleo aparece como um serviço regular da manutenção veicular, uma vez que é necessário fazer a substituição do fluido periodicamente.

O óleo é responsável pela lubrificação de vários componentes do carro, assegurando o bom funcionamento das peças.

Se você não tiver certeza quanto a realização desse serviço, é bom realizar a troca logo que comprar o carro.

Conclusão

A manutenção veicular é um serviço extremamente importante para a segurança dos veículos, evitando acidentes de trânsito, diminuindo os custos desnecessários e, ao mesmo tempo, aumentando a vida útil dos automóveis.

Por esse motivo, esse procedimento é fundamental para todos os tipos de veículos, desde as grandes frotas, até mesmo para carros de uso pessoal.

No entanto, é aconselhável investir em manutenções preventivas e preditivas, como uma maneira de evitar serviços mais profundos, que requerem a substituição ou consertos emergenciais, que podem ter um custo mais dispendioso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários