*parceria com Automotive Business
Os organizadores do Salão de Tóquio anunciaram que o evento, um dos mais importantes da Ásia, não será realizado em 2021. É a primeira vez que isso acontece desde sua estreia, em 1954. O cancelamento acontece de forma praticamente simultânea à realização do Salão de Xangai, na China.
O Tokyo Motor Show, que estava previsto anteriormente para 20 a 31 de outubro deste ano, normalmente é realizado a cada dois anos e agora deve ser transferido para 2022 ou 2023, segundo a Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), associação que reúne as montadoras e também organiza o evento.
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Segundo a organização, o motivo do cancelamento é uma nova onda de contaminações de Covid-19 no Japão.
Essa também é uma ameaça aos Jogos Olímpicos no país, previstos para começarem em 23 de julho. A decisão ocorre em um momento em que se espera que o governo japonês declare estado de emergência para a capital Tóquio e também para Osaka.
Sem evento digital
“Temos considerado projetos atraentes, usando a plataforma online, mas é difícil oferecer um programa em ambiente seguro e tranquilo”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota e da JAMA. Toyoda, porém, deixou claro que já há planos para mudar o formato do salão, focando mais em mobilidade em geral.
“Na próxima vez, gostaríamos de realizar um evento aprimorado, chamado Tokyo Mobility Show. Gostaríamos de pedir seu apoio contínuo”, disse.
Toyoda é um apoiador incondicional do Salão de Tóquio e foi o homem diretamente responsável em recuperar o prestígio do evento. Em 2019, ele havia estabelecido como meta atrair 1 milhão de visitantes e, ao final dos 12 dias de evento, conseguiu chegar a 1,3 milhão de pessoas.
Foi uma grande conquista, considerando que em 2017 o público havia sido de apenas 771,2 mil, o que representou um crescimento de 70%.
Este conteúdo é fruto da parceria com o Automotive Business.