Último Toyota Bandeirante rodou apenas 5 km e tem até ar-condicionado

Durante quase 4 décadas, ele foi o único veículo nacional da Toyota aqui no Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muito antes de a Toyota imaginar vender o Corolla Cross no Brasil, um utilitário da empresa fez muito sucesso no país, e, durante quase 4 décadas, foi o único veículo nacional da empresa por aqui. É o Toyota Bandeirante, que deixou de ser produzido 20 anos atrás, em novembro de 2001.

VEJA MAIS

E, como todas as marcas deveriam fazer com seus ícones, a Toyota tratou de guardar a última unidade produzida em São Bernardo do Campo (SP).

Toyota Bandeirante
Última unidade do Toyota Bandeirante

Na verdade, o exemplar de número 104.621 praticamente jamais deixou as dependências da empresa. Salvas exceções, como no Salão do Automóvel de 2018, o Bandeirante azul descansa quase sem ser incomodado em um galpão onde funciona o Centro de Visitas da Toyota, no ABC Paulista.

“Quase” sem ser incomodado, porque nós visitamos o modelo para prestar uma merecida homenagem pelo aniversário de duas décadas.

Ao contrário das dezenas de milhares de outras unidades do Bandeirante, o último exemplar teve “vida fácil” desde que saiu da linha de produção. Seu odômetro acusa apenas 5 km rodados, enquanto a espartana cabine ostenta itens que raramente eram incluídos nos pedidos: rádio e ar-condicionado.

Outros “luxos” são os freios a disco nas rodas dianteiras e o câmbio manual de 5 marchas, que só chegou em 1994, junto com a polêmica troca do motor Mercedes-Benz pelo Toyota.

É isso mesmo, entre 1962 e 1994, o Bandeirante foi empurrado por motores da Mercedes. Só no fim da vida que a Toyota colocou um “coração” próprio no jipe.

Toyota Bandeirante produção
Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo

Robustez até nos comerciais

Curiosamente, nessa última fase da vida, o motor era criticado por não ser tão confiável quanto aqueles fornecidos pela Mercedes. Só que durabilidade e robustez sempre foram sobrenomes do Bandeirante.

Tanto que a Toyota ressaltou essas virtudes em diversos comerciais durante todos esses anos. Em um deles, dizia que “Nada para um Toyota”.

Fato é que o Bandeirante nasceu para o trabalho. Ainda hoje, 20 anos após o fim da produção, não é difícil encontrar o jipe rodando Brasil afora, ainda carregando pessoas e mercadorias.

Propaganda antiga do Toyota Bandeirante exalta robustez
Propaganda antiga do Toyota Bandeirante

GALERIA: A TRAJETÓRIA DO BANDEIRANTE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários