A Volkswagen revelou, enfim, o novo Polo na Europa. Lançado em 2017, o hatch se inspirou no Golf 8 em sua primeira reestilização.
A frente traz novos faróis e uma grade com filete de LEDs (vendida como opcional), a exemplo do que vimos no Taos. Atrás, as lanternas passam a invadir a tampa do porta-malas. E já que estamos falando em conjunto óptico, faróis e lanternas são em LED.
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Assim como o Taos, o novo Polo pode vir com faróis LED-Matrix com a tecnologia IQ-Light. São oito LEDs em cada farol e uma nova iluminação diurna.
As dimensões seguem como antes: 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 m.
Itens de série
Por dentro, o volante é o mesmo do Golf 8 – e do Nivus. O painel de instrumentos digital agora é item de série e é substituído pelo Digital Cockpit Pro (que traz tela de 10,25 polegadas) nas versões mais caras.
A tela de 10,2 polegadas da central multimídia também segue o padrão visto no Nivus. Salvo os comandos de ar-condicionado, as principais funções ficam agrupadas em torno da tela. Por aqui, a tendência é que o novo Polo venha com a loja de aplicativos VW Play.
O Polo é o primeiro hatch do segmento a oferecer um pacote de assistências de condução semiautônoma. Há itens como piloto automático adaptativo (que funciona a até 210 km/h), alerta de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.
A lista de itens de série inclui ainda um inovador airbag dianteiro central. Instalado entre os bancos da frente, ele se infla em caso de batida para impedir que motorista e passageiro se choquem.
Motorizações e versões
Ainda não foi desta vez que o Polo ganhou versões eletrificadas. Inicialmente, o carro virá com motorizações 1.0 de três cilindros, com e sem turbocompressor. As potências variam de 90 cv a 110 cv. Há ainda o motor 1.0 TGI, movido a gás natural, com 90 cv.
A gama de versões também mudou. Antes designadas Trendline, Comfortline e Highline, o Polo agora é vendido nas versões “Polo”, “Life”, “Style” e “R-Line”. A aguardada versão esportiva GTI estreia até o fim do ano.
Polo Track vem aí
O novo Volkswagen Polo deve ser lançado no Brasil apenas em 2022. Antes disso, ainda esse ano, a fabricante vai apresentar uma nova versão do hatch: o Polo Track. Caberá ao modelo ser o carro de entrada da Volks no Brasil. Assim, o futuro de Gol e Fox é incerto, enquanto o Up já se despediu do nosso mercado.
As diferenças do Track para os demais serão estéticas e em equipamentos. A nova versão de entrada não deve receber a atualização visual prevista para as outras configurações. Além disso, ele deve sair de fábrica com molduras das rodas em plástico preto e calotas simples.
O motor será o 1.0 de 3 cilindros com até 84 cv, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.