Volkswagen vai começar a produzir primeiro caminhão elétrico nacional até junho

e-Delivery já rodou mais de 30 mil km em testes no Brasil desde 2018
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Volkswagen e-Delivery será o primeiro caminhão elétrico nacional
Volkswagen e-Delivery será o primeiro caminhão elétrico nacional

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta segunda-feira (5) que a produção do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico nacional, vai começar ainda no primeiro semestre de 2021. Ou seja, os primeiros e-Delivery devem sair da linha de produção em Resende (RJ) até junho.

O início da produção do e-Delivery é um marco para a indústria automotiva brasileira. Afinal, ele é o primeiro caminhão elétrico a ser feito no país, apesar de não ser o primeiro à venda, já que a Jac Motors oferece o iEV 1200T desde meados do ano passado.

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O e-Delivery foi apresentado pela primeira vez em 2017. No ano seguinte, começou a rodar, ainda em testes, entregando bebidas para a cervejaria Ambev em São Paulo. De lá pra cá, foram mais de 30 mil km rodados, além de uma encomenda de 1.600 unidades do veículo até 2023.

Segundo a Volkswagen, em dois anos e meio de testes, foram economizados 6.500 litros de diesel. Além disso, 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus ainda não confirmou o mês exato do início da produção, nem a estimativa de preço do modelo. Como comparação, o iEV 1200T, que tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas, custa R$ 369.900.

O e-Delivery foi desenvolvido para levar mais carga – 11 ou 13 toneladas. Por isso, seu preço também pode ser mais alto. Porém, é preciso considerar que o segmento de veículos comerciais não possui uma tabela de preço fixa. O valor final depende muito da quantidade de veículos do pedido.

Produção em consórcio

Produção do primeiro caminhão elétrico nacional pela Volkswagen
Produção do e-Delivery em Resende será no formato de consórcio modular

Uma das boas sacadas da Volkswagen Caminhões e Ônibus para a produção no Brasil é o modelo de consórcio, onde várias fornecedoras de componentes ficam dentro da fábrica da VWCO, e são responsáveis pela montagem de suas respectivas áreas.

Com o e-Delivery, esse sistema será replicado, mas com outras empresas, como Siemens, no fornecimento de carregadores elétricos, Moura, no manejo das baterias, WEG e Bosch, na instalação do conjunto elétrico.

Volkswagen e-Delivery roda em testes desde 2018
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