A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) acaba de ganhar uma nova função. Mas ela não está relacionada a produção de nenhum veículo novo. Muito pelo contrário. A fabricante britânica instalou na unidade brasileira um centro de restauração para veículos antigos.
O serviço é inédito aqui no país, e vai funcionar em um espaço de 900 m² na unidade fluminense, que atualmente monta apenas o Discovery Sport.
VEJA MAIS
- Caminhão a álcool de 1987 nunca rodou e pode ser seu por R$ 370 mil
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Nesta área, serão 6 baias, capazes de atender, simultaneamente, até 12 veículos. Os funcionários utilizam equipamentos e peças originais da JLR, e podem realizar serviços de montagem e desmontagem, pintura e restaurações de forma geral.
“Entendemos que os modelos clássicos da Jaguar Land Rover têm histórias únicas e relacionadas a experiências vividas pelos seus donos. Esse trabalho cuidadoso de restauração também visa preservar essas histórias”, disse, em nota, Wiliam Oliveira, gerente responsável pela Clínica de Restauração.
Como forma de apresentar a Clínica de Restauração, o primeiro veículo restaurado foi um Land Rover Defender 110 de 1996. Ele passou por um processo de recuperação completa de carroceria, interior e mecânica.
Antes de começarem os serviços, a equipe da Jaguar Land Rover conversou com o cliente para entender as particularidades do carro, sua história e as preferências na restauração, como parte do processo de preservação de cada carro.
Além da restauração de veículos, a Jaguar Land Rover também vai oferecer um programa de visita na fábrica e na clínica.
Respeito ao passado
A Jaguar Land Rover é uma das fabricantes que melhor cuida do seu passado, com programas sérios de recuperação e resgate da memória de veículos antigos.
O centro de restauração na Inglaterra, por exemplo, tem 14.000 m² de área dedicada para reparos. São 54 boxes individuais para execução de serviços, além de uma garagem para até 480 veículos.
Além disso, a Jaguar Land Rover ainda vende peças de modelos antigos para que os próprios donos realizem os reparos.