A Ford segue no processo de reestruturação de suas atividades no Brasil. Desde o começo do ano, a empresa já fechou todas suas fábricas, interrompeu as vendas de Ka e EcoSport e apresentou Ranger Black e Mustang Mach 1. Agora é a vez do lançamento do Bronco Sport.
O Bronco Sport será importado dos Estados Unidos apenas na versão Wildtrak por R$ 256.900. O SUV traz o motor 2.0 EcoBoost turbo, que entrega 240 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 38 kgfm a 3.000 rpm. A transmissão é automática de oito marchas.
Lançamento feito para o fora-de-estrada
Mesmo sem trazer a versão “raiz” do Bronco (que concorre com o Jeep Wrangler), a Ford garante que o Bronco Sport é valente no fora-de-estrada. Os números atestam o discurso da Ford: ângulos de entrada e de saída são de 30,4º e 33,1º, respectivamente. Já a altura livre do solo é de 223 milímetros.
A capacidade de imersão é de 600 milímetros e o Bronco Sport vem com o piloto automático off-road. Segundo a Ford, o sistema “remove o estresse do acelerador, maximiza a tração em subidas e aumenta a tração nas descidas”. O recurso é desativado automaticamente assim que o carro ultrapassa os 68 km/h.
O Bronco Sport oferece um seletor com seis modos de condução, conhecido como G.O.A.T. De acordo com a Ford, o acrônimo vem de “Goes on Any Terrain” (algo como “Encara Qualquer Terreno”), mas existe uma brincadeira espirituosa com “Greatest Of All Time” (ou “O Melhor de Todos os Tempos”), termo comumente atribuído a atletas fora-de-série no esporte.
A lista de itens de série da versão Wildtrak é bem generosa. Inclui 9 airbags, central multimídia Sync 3 com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, câmera traseira com visão em 180 graus, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de detecção de pedestres, leitura de placas de trânsito, alerta de permanência em faixa, carregamento do celular por indução, quatro entradas USB (sendo dois do tipo C) e farol alto automático.
Design do Bronco Sport é inspirado no passado
O estilo parrudo inclui algumas referências diretas à primeira geração do Bronco. Os faróis redondos (que ganharam um filete de LEDs) e o desenho da grade vieram do modelo lançado em 1966. Assim como no Jeep Compass, o Bronco Sport inclui alguns easter eggs pela carroceria.
O interior é mais conservador e herda peças de modelos mais antigos da marca. O volante é o mesmo do Focus (com a almofada central ostentando o cavalo que simboliza o Bronco) e o seletor do câmbio automático veio do finado Fusion. No geral, a cabine do Bronco aparenta ser bonita e bem acabada.
O porta-malas traz um engenhoso sistema de assoalho retrátil que facilmente se transforma em uma mesa. E por falar nele, o revestimento emborrachado facilita a limpeza depois de um piquenique ou até uma incursão off-road. O compartimento de carga oferece até um abridor de garrafas no batente da tampa traseira.
E os concorrentes do lançamento?
Na visão da marca, o SUV vai enfrentar modelos como Land Rover Discovery Sport, Audi Q3, BMW X1, Jaguar E-Pace e Mercedes-Benz GLA.
Todos são modelos de marcas de luxo, mas ou são menos potentes ou não trazem a mesma capacidade off-road do Ford.
Quanto ao Jeep Compass, a Ford diz que o Bronco Sport é um produto com proposta diferente. E o discurso até faz sentido, uma vez que a versão mais cara do Compass oferece motorização turbodiesel (inexistente no Bronco) e sai bem mais em conta: R$ 224.304, ou R$ 32.596 a menos.
O lançamento do Bronco Sport acontece nesta quarta-feira (20) e os clientes já poderão fazer um test-drive no carro. A Ford disponibilizará nove opções de cores e garantia de três anos.