Lá se vão quase oito anos desde a produção da última Kombi no mundo. Colocava-se, aí, um ponto final na gloriosa história de 56 anos ininterruptos de comercialização da perua no país.
A Volkswagen fez uma honrosa despedida à “Velha Senhora”, que teve uma edição final chamada Last Edition. A perua tinha todos os acessórios especiais que se esperariam de uma série assim, como pintura em dois tons, pneus com faixa branca e até cortinas nas janelas laterais.
VEJA MAIS
- Último Toyota Bandeirante rodou apenas 5 km e tem até ar-condicionado
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
A marca só vacilou na estratégia de marketing. Diante da procura inicial, a VW resolveu dobrar a produção de 600 unidades para 1.200 exemplares.
O problema é que a decisão foi anunciada quando quase toda a tiragem inicial já havia sido reservada. Houve grande revolta por parte dos clientes que já haviam pagado uma pequena fortuna (mais de R$ 80 mil em 2013!) pelo modelo. No fim das contas, o tiro saiu pela culatra, uma vez que diversos veículos acabaram encalhados nos estoques das concessionárias.
A última Kombi do mundo
Só que a unidade de número 1.200 não foi a última Kombi produzida no mundo.
A honra de encerrar a história da Kombi coube a uma perua normal. Trata-se da unidade Standard na cor branca de chassis 022.526, que deixou a linha de montagem no fim de dezembro de 2013. Sem nenhum tipo de festa, a perua migrou diretamente para a Garagem Volkswagen, um acervo de clássicos que é mantido pela própria montadora.
De fato, a Kombi praticamente não rodou: o hodômetro marca apenas 55 quilômetros. Imaginamos que a maioria dessa distância foi percorrida em deslocamentos dentro da própria fábrica, já que o carro sequer foi emplacado.
O estado de conservação da perua é impressionante. Parece que a Kombi acabou de sair da linha de montagem. Todos os detalhes estão em perfeitas condições.
A última Kombi repousa ao lado de outras duas unidades igualmente colecionáveis. Além de uma unidade da Série Prata, que marcou a despedida do motor boxer refrigerado a ar, o acervo conserva uma perua dos anos 50.
Em tempo: a coleção da Garagem Volkswagen fica dentro da sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP). E infelizmente não está aberta para visitação.