Conhecemos os ônibus que vão rodar o Brasil e vacinar quase 150.000 pessoas contra o coronavírus

Mercedes-Benz doou duas unidades para a Cruz Vermelha Brasileira
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O ritmo da vacinação contra o coronavírus no Brasil certamente poderia ser mais veloz. Porém, uma ação da Mercedes-Benz e da Cruz Vermelha Brasileira promete levar, de ônibus, vacinas para alguns dos lugares mais remotos e pobres do país.

A fabricante, líder de vendas entre comerciais pesados, doou dois ônibus para a Cruz Vermelha Brasileira. Nos próximos 3 anos, os veículos vão rodar mais de 10.000 km pelo país para auxiliar na vacinação contra a Covid-19. Nesse período, a estimativa é imunizar quase 150.000 pessoas em pelo menos 10 estados e no Distrito Federal.

Ônibus da Mercedes-Benz que serão usados na vacinação

VEJA MAIS

Eles foram entregues para a entidade na última sexta-feira (4), e farão rotas distintas.

O primeiro deles, um ônibus rodoviário O 500 R, começa a jornada em Maceió (AL). Depois, segue para Natal (RN), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), percorrendo 4.350 km. A previsão é que sejam atendidas 2.500 pessoas por mês. A tarefa será realizada por 22 voluntários.

Paineis de energia solar instalados em ônibus da Mercedes-Benz

Já o ônibus urbano OF 1519 terá um percurso ainda maior, de 6.570 km. Ele sai do Rio de Janeiro (RJ) e segue para Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e encerra a missão em Rio Branco (AC). Nesse caso, a expectativa é que 14 voluntários consigam atender 1.500 pessoas todos os meses.

Antes da entrega, estivemos na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP) para conhecer os dois veículos. Sugerimos que você clique no vídeo acima e assista 🙂

Os ônibus doados pela Mercedes-Benz ainda foram adaptados para se transformarem em postos móveis de vacinação. O processo levou seis meses.

ônibus da Mercedes-Benz
Geladeiras (ao fundo) são abastecidas com energia vinda de paineis solares

Cada um dos veículos possui duas geladeiras com capacidade de armazenar até 2.800 doses de vacina, cada. Elas podem ser alimentadas pelos paineis de captação de energia solar instalados no teto dos ônibus.

Os dois ônibus ainda possuem cabines totalmente equipadas para a vacinação (3 no ônibus urbano e 5 no rodoviário), banheiro, sala de controle e pias com água corrente e dispensers de álcool em gel.

O sistema de ventilação traz aparelhos de ar-condicionado com filtros capazes de eliminar o vírus. Outro recurso que aumenta a segurança a bordo é a luz ultravioleta, tecnologia que contribui para melhor higienização e segurança sanitária.

ônibus da Mercedes-Benz
Cabines para aplicação de vacina em ônibus da Mercedes-Benz
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários