Great Wall pode comprar fábrica da Mercedes no Brasil

Marca chinesa assumiria controle de planta de Iracemápolis, que deixou de fazer carros em 2020
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Marca poderia estrear com o Haval H6

A Great Wall pode adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A informação foi revelada pela agência de notícias Bloomberg, que cita fontes ligadas às conversas.

As empresas não confirmaram as negociações. Procurada pela Bloomberg, a Mercedes limitou-se a dizer que segue explorando diferentes possibilidades para o futuro da fábrica. A Great Wall preferiu não se pronunciar.

A planta de Iracemápolis foi inaugurada em 2016 e produzia os modelos Classe C e GLA. Em dezembro do ano passado, a Mercedes-Benz informou que deixaria de produzir automóveis no país.

Em quatro anos de atividades, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões no complexo, que inclui pistas de testes para caminhões e ônibus. A capacidade produtiva era de 20 mil unidades por ano.

Esta foi a segunda vez que a marca alemã desistiu de fabricar carros no Brasil. A primeira vez aconteceu em 2005, quando a fabricante interrompeu a produção da primeira geração do Classe A.

De olho no Brasil

Faz tempo que existe a possibilidade de ver a Great Wall no Brasil Os primeiros rumores surgiram há uma década, e a marca chegou até a comercializar veículos por aqui.

Em 2009, o grupo Alexandros Motors trouxe alguns modelos da marca chinesa para cá. Um deles era o SUV médio Hover, movido por um motor 2.4 fabricado pela Mitsubishi. As vendas, porém, nunca decolaram.

Quatro anos depois, a Great Wall chegou a anunciar a construção de uma fábrica no Brasil. Algumas cidades, como Guarulhos (SP) e Joinville (SP), foram visitadas por executivos. A marca também cogitou construir sua planta nos arredores de Salvador (BA), mas as negociações não evoluíram.

De acordo com o site da revista Quatro Rodas, os planos voltaram a ganhar força em 2020 com a abertura de um escritório em São Paulo. Mesmo assim, a estratégia da Great Wall deve começar como importadora para, posteriormente, iniciar a produção no país.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários