Hyundai reduz produção em Piracicaba por falta de semicondutores

Unidade vai funcionar em apenas um turno, em vez dos três de habitualmente
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Hyundai Piracicaba
Fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP)

A Hyundai é mais uma fabricante cuja produção é prejudicada pela crise dos semicondutores no Brasil, como mostra reportagem do Automotive Business, parceiros do Primeira Marcha.

A montadora anunciou nesta quarta-feira (16) que vai suspender o segundo turno de produção na sua fábrica em Piracicaba, no interior paulista. A paralisação na Hyundai vai durar 10 dias: entre 21 e 30 de junho. O motivo é o mesmo que já levou diversas outras fabricantes a pararem as linhas: a falta de componentes eletrônicos.

Na última sexta-feira, 11, a Volkswagen já havia anunciado uma segunda suspensão total das atividades por 10 dias, em três de suas quatro fábricas, devido à escassez de semicondutores. Ainda em junho, a Nissan também teve de paralisar sua produção em Resende (RJ), neste caso por apenas cinco dias alternados.

Além delas, a Honda já interrompeu a produção do Civic em Sumaré (SP) por duas vezes, e a GM, que já fechou duas plantas diferentes por falta de peças. A unidade de São Caetano do Sul vai ficar parada por seis semanas, em parte também para adequar a linha de montagem à chegada da nova picape baseada no Onix.

Já a fábrica de Gravataí (RS) está paralisada desde março, sendo ela responsável pela montagem do Onix, que perdeu a liderança do mercado neste ano devido à crise dos semicondutores.

No caso da Hyundai, a montadora já havia decidido cancelar o terceiro turno por falta de peças, com início a partir de 31 de maio e retorno depois de 30 de junho. Com isso, a linha de montagem da família HB20 e do Creta mantém-se com os operários trabalhando em apenas um turno, devendo a produção normalizar somente em julho.

Veja a seguir o comunicado oficial divulgado pela Hyundai Motor Brasil.

“A Hyundai Motor Brasil suspenderá a produção do 2° turno de sua fábrica em Piracicaba (SP) de 21 a 30 de junho devido às condições instáveis de fornecimento de componentes eletrônicos. O 3º turno está suspenso desde 31 de maio e tem previsão de retorno também após 30 de junho. A empresa seguirá monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças nas próximas semanas.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários