Lista: os 15 carros automáticos mais baratos do Brasil em junho de 2021

Carro automático Honda Fit
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Câmbio automático
Câmbio automático está em metade dos carros novos vendidos no Brasil

Em 2019, metade dos carros novos vendidos no Brasil traziam câmbio automático. No início da década passada, em 2010, essa porcentagem era de apenas 12%, segundo os dados mais recentes da Anfavea, a associação das fabricantes. Isso só mostra que o carro automático caiu no gosto do público brasileiro.

A preferência do público por dispensar o pedal da embreagem e dar um descanso para o pé esquerdo também pode ser visto no mercado. Hoje, até mesmo veículos compactos são oferecidos com câmbio automático – e não são raros os casos em que esse tipo de transmissão representar a maior parte das versões.

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Se seu orçamento não é tão generoso, mas você faz questão de um carro automático, fizemos uma lista dos 15 modelos mais baratos do tipo. Os preços são de junho de 2021. Lembrando que São Paulo possui tributação diferente, então os valores são mais altos para quem vive no estado.

Os 2 primeiros modelos da lista são os únicos abaixo de R$ 70.000. E isso não é uma coincidência. Por estarem nessa faixa, são elegíveis para receber as isenções fiscais destinadas a pessoas com deficiência (PCD).

Assim, como você vai conferir abaixo, os modelos são bem menos equipados.

Chevrolet Onix AT turbo – R$ 68.390

Onix e Onix Plus são os únicos modelos abaixo do teto de R$ 70.000 para receber as isenções fiscais e serem comprados por pessoas com deficiência (PCD). Essa versão é até mais barata do que a configuração LT com câmbio manual e motor aspirado.

Ainda que atenda aos clientes PCD, a fabricante afirma que qualquer consumidor pode optar por esse modelo. O Onix turbo sai de fábrica com motor 1.0 de 3 cilindros de 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio automático de 6 marchas.

O hatch tem 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 15 polegadas com calotas, volante multifuncional e rádio com Bluetooth.

Chevrolet Onix Plus AT turbo – R$ 68.390

Nesse caso, como hatch e sedã custam a mesma coisa, a escolha óbvia parece ser o Onix Plus, dono de entre-eixos (2,60 m contra 2,55 m) e porta-malas (500 l contra 303 l) maiores.

Além disso, a lista de itens de série do sedã é idêntica à do hatch, bem como o conjunto mecânico, composto por motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de 6 marchas.

O Onix Plus ainda tem a vantagem de ser mais econômico do que o hatch.

Nissan V-Drive Special Edition – R$ 72.690

O nome pode não ser tão familiar, mas o modelo é o antigo Versa, que recebeu outro batismo após a chegada da nova geração ao Brasil.

A versão anterior se mantém firme e forte em nosso mercado – e, na configuração de entrada, é um dos carros automáticos mais em conta do país. Tem motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm e câmbio automático do tipo CVT.

Volkswagen Gol 1.6 – R$ 74.190

O bom e velho Gol demorou para ganhar transmissão automática. Isso aconteceu apenas em 2018, associando o motor 1.6 MSI de 120 cv ao câmbio de 6 marchas fornecido pela Aisin.

O conjunto é semelhante ao disponível no Polo, mas parece mais bem ajustado para o Gol. Pena que o resto do conjunto já demonstre os sinais da idade. Entre os modelos citados até agora, ele é o mais acanhado em espaço interno e o que menos tem itens de segurança e comodidade.

Hyundai HB20 1.6 Vision – R$ 77.490

Esse é o visual do HB20 automático mais barato

A partir do HB20, a lista começa a se aproximar dos R$ 80.000. No caso do hatch, a versão mais barata com a transmissão automática de 6 marchas é a Vision, equipada com motor 1.6 de 130 cv.

Ela traz itens de série interessantes, como acendimento automático dos faróis, central multimídia de 8 polegadas, rodas de 15 polegadas e airbags laterais.

Volkswagen Polo 1.6 – R$ 78.180

O Polo traz o mesmo conjunto mecânico do Gol. A única diferença é que o motor 1.6 entrega 3 cv a menos, chegando a 117 cv. A transmissão de 6 marchas da Aisin não parece tão bem ajustada quanto no modelo mais em conta.

Só que o Polo justifica o investimento extra ao oferecer uma plataforma bem mais moderna, maior espaço interno e itens como os airbags laterais e os controles de tração e estabilidade.

Honda City Personal – R$ 79.100

O “sobrenome” Personal é usado pela Honda para versões básicas de carros automáticos. Até o fim de maio, o preço era de R$ 68.190, abaixo do teto de R$ 70.000 para ser elegível de isenções fiscais por pessoas com deficiência (PCD). A Honda, porém, diz que qualquer pessoa pode comprar os modelos.

A lista de equipamentos é curiosa. Ele traz acendimento automático dos faróis, controle de velocidade e banco do motorista com regulagem de altura. Mas não oferece sequer calotas ou rádio. Debaixo do capô, há o conhecido motor 1.5 aspirado de 116 cv e 15,3 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT.

Peugeot 208 Active – R$ 79.290

O Peugeot 208 é o projeto mais novo da lista. E, por incrível que pareça, figura entre os carros automáticos mais baratos do país.

Seu pacote de equipamentos também fica acima da média, e inclui luz de rodagem diurna em LED no para-choque, rodas de 16 polegadas, central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, e 4 airbags.

O ponto negativo é o motor 1.6 aspirado de 115 cv, que não entrega o desempenho que o visual moderno e ousado sugere.

Honda Fit Personal – R$ 79.900

Honda Fit Personal: carro automático despojado de itens como calotas

O Fit Personal segue a cartilha do City até no aumento superior a R$ 10.000 de um mês para o outro. A diferença é que o hatch traz controles de tração e estabilidade de série, itens indisponíveis no City, mesmo em configurações mais caras, mas não oferece acendimento automático dos faróis.

Fora isso, o pacote é semelhante, assim como o preço. O conjunto mecânico também é compartilhado pela dupla: motor 1.5 aspirado de 116 cv e 15,3 kgfm e câmbio CVT.

Hyundai HB20X 1.6 Vision – R$ 80.390

Eis o primeiro modelo da lista que ultrapassa os R$ 80.000. O HB20X traz a mesma plataforma, motor, câmbio e equipamentos do hatch. Isso quer dizer motor 1.6 de 130 cv e câmbio automático de 6 marchas.

As diferenças estão no visual, já que o HB20X tem pegada aventureira composta por apliques plásticos e suspensão um pouco mais alta do que na versão “convencional”.

Toyota Yaris hatch 1.3 XL Live – R$ 80.990

Se o Etios ainda existisse, ele certamente estaria na lista – provavelmente algumas posições acima. Porém, como ele saiu de linha, cabe ao Yaris fazer o papel de modelo de entrada da Toyota no Brasil.

E a versão automática mais barata é a XL Live, equipada com o valente e econômico motor 1.3 de 101 cv e 12,9 kgfm de torque. A transmissão é do tipo CVT. O deslize está em, apesar de custar quase R$ 80.000, não oferecer rádio de série.

Volkswagen Voyage 1.6 – R$ 81.140

Aqui temos uma variação do mesmo tema. O Voyage traz conjunto mecânico e pacote de equipamentos idênticos aos do Gol. Porém, com uma carroceria sedã, que entrega praticamente 200 litros extras de capacidade no porta-malas. São 462 litros, contra 263 l no Gol.

Hyundai HB20S 1.6 Vision – R$ 81.790

Mais um caso de variação de carroceria do mesmo modelo na lista. E, no caso do HB20, a família inteira está presente entre os automáticos mais em conta. O sedã é a opção mais cara dos três, mas figura na antepenúltima colocação por aqui.

Sendo a mesma versão, 1.6 Vision, traz os mesmos equipamentos e motorização semelhante aos demais.

Fiat Argo Trekking 1.8 – R$ 82.590

Dono do maior e mais potente motor da lista (1.8 de 139 cv), o Argo Trekking também traz uma lista de equipamentos recheada. Entre os itens de série há controles de tração e estabilidade, rodas de 15 polegadas, central multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e pneus de uso misto.

Esse último item reforça o estilo aventureiro, também presente nos adesivos espalhados pela carroceria.

Toyota Yaris sedan 1.5 XL Live – R$ 84.390

Dentro de casa, o Yaris sedã parece muito mais negócio do que o hatch. Por R$ 3.300 a mais, ele tem motor mais potente (110 cv e 14,9 kgfm) e porta-malas maior (473 litros, contra 310). Infelizmente, a lista de equipamentos é idêntica, e não inclui sequer rádio.

Fora isso, há ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos e controle de velocidade de cruzeiro.

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