Há diversos casos de variações cupê em SUVs em que o resultado estético é de gosto duvidoso. Afinal, nem sempre a elegância dos cupês combina com o porte avantajado dos utilitários esportivos. Volkswagen Nivus e Porsche Cayenne Coupé são dois bons exemplos de que eles podem ser belos. Agora, esse clube ganhou o reforço do Audi Q5 Sportback, o mais novo SUV cupê à venda no Brasil.
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Ele chega junto com a reestilização de meio de geração do Q5, flagrada por nós ainda em janeiro. Ao todo, são 5 versões. Veja os preços abaixo. Lembrando que os valores divulgados pela Audi são para empresas, na modalidade venda direta:
- Q5 Prestige – R$ 309.990
- Q5 S Line – R$ 344.990
- Q5 Sportback S Line – R$ 369.990
- Q5 S Line Black – R$ 370.990
- Q5 Sportback S line Black – R$ 395.990
A diferença de preços entre os modelos é referente aos pacotes de equipamentos, já que o conjunto mecânico é o mesmo em todas as configurações: motor 2.0 turbo de 4 cilindros com 249 cv e 37,7 kgfm de torque e transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas S-Tronic. A tração é sempre integral do tipo quattro.
Dito isso, hora de falar sobre o Q5 Sportback que avaliamos em um trajeto de ida e volta entre São Paulo e Poços de Caldas, no Sul de Minas.
O desempenho do Audi Q5 com o motor de 2 litros é suficiente. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e pode alcançar os 237 km/h. Em rodovias, o motorista consegue fazer ultrapassagens com toda a segurança. Porém, falta um toque esportivo sugerido pelo visual.
A contrapartida é um bom consumo de combustível. Segundo o Inmetro, as médias do Q5 são de 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Lembrando que o Audi só bebe gasolina.
Consumo e desempenho poderiam ser melhores se a Audi adotasse o conjunto híbrido disponível no Q5 na Alemanha. Com um motor elétrico auxiliar, a potência chega aos 367 cv, enquanto o consumo cai para quase 50 km/l, considerando uma autonomia elétrica de até 61 km.
A versão avaliada por nós foi a mais completa para o Q5 Sportback. A Audi caprichou no pacote, e incluiu sistemas de assistência ao condutor como controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego, tráfego cruzado e de saída de faixa, esse último com correção no volante.
Entre os itens de conforto, há teto solar panorâmico, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado digital de 3 zonas, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos digital, uma nova central multimídia (finalmente sensível ao toque), faróis de LED Matrix e lanternas de OLED.
As lanternas, aliás, trazem uma outra novidade. Além de o cliente poder escolher o desenho formado pelas luzes, a Audi introduziu uma tecnologia que muda o padrão visual quando há um pedestre nas proximidades. Assim que ele se afasta, ela retoma o desenho original (confira no vídeo).
Manteve o tamanho
Como o Audi Q5 passou apenas por uma reestilização, as medidas são as mesmas da versão anterior. Além disso, o inédito Q5 Sportback tem medidas próximas às do “irmão” SUV. São 4,68 metros de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,66 m de altura e 1,89 m de largura.
No porta-malas, o Q5 acomoda 520 litros, 10 a mais do que a versão SUV cupê.
Visualmente, eles compartilham boa parte da identidade da Audi. As diferenças, além obviamente da traseira, incluem grades em forma de colmeia no Q5 Sportback e tomadas de ar mais agressivas.
Atrás, além do teto com queda mais suave e prolongada, o Audi Q5 Sportback tem uma barra cromada ligando as lanternas.