O Astra deixou de ser vendido no Brasil há alguns anos, mas não só existe na Europa como acaba de ganhar uma nova geração. Só que muita gente não gostou do visual.
Fruto da nova administração da Opel sob o guarda-chuva da Stellantis, o modelo é feito sobre a plataforma EMP2, de origem Peugeot. No seu caso, a fonte de inspiração foi o hatch médio 308.
Só que o novo Opel Astra tem estilo bem mais sóbrio do que o ‘primo’ francês. As linhas foram inspiradas no conceito GT X Experimental, de 2018, e seguem a identidade visual exibida nos novos Corsa e Mokka.
Estilo único
As linhas retas predominam no desenho do Astra, que tem ainda lanternas bem afiladas e largas colunas ‘C’. A carroceria tem pintura em dois tons, com a parte superior pintada de preto.
A cabine acompanha o visual minimalista do lado de fora. O painel de instrumentos digital tem uma tela de 10 polegadas, mesmo tamanho da tela da central multimídia que fica logo ao lado.
A lista de itens do Astra inclui faróis com sistema de iluminação de LEDs Matrix, formado por 84 LEDs em cada farol. Há ainda piloto automático adaptativo, sistema de câmeras com visão em 360 graus e head up display.
Na Europa, o hatch será vendido com motorizações a gasolina e diesel. As potências variam de 110 cv a 225 cv, com opções de transmissão manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. Haverá ainda uma opção híbrida do tipo plug-in.
As vendas nos maiores mercados do Velho Continente devem ser iniciadas no começo de 2022. A produção do novo Opel Astra será realizada em Russellheim, na Alemanha.
Além do hatch, a nova geração da perua Astra também deve ser revelada em breve. Ambos os modelos serão os últimos do Astra movidos a combustão. A partir de 2028, a Opel venderá apenas carros elétricos na Europa.