O Renault Duster recebeu nota zero nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP. O resultado é bem inferior ao divulgado pela própria entidade em outubro de 2019, quando o mesmo modelo foi submetido aos testes.
Recentemente, o Latin NCAP alterou os protocolos de avaliação dos veículos, o que causou o rebaixamento da nota do Duster e também do Hyundai HB20 no fim do ano passado.
A organização apontou três problemas graves no SUV da Renault. O maior deles é a falta de airbags laterais, item oferecido no Duster vendido na Europa pela marca Dacia.
As demais considerações são relacionadas à estrutura instável e perda de combustível após o impacto frontal, além da abertura da porta após o impacto lateral. Sobre isso, inclusive, o Latin NCAP “exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral”.
O que diz a Renault?
A assessoria de imprensa da Renault afirmou que “é importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos”.
Entretanto, a marca não se esquivou do assunto e disse que “assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança”.